HOME > Empreender

Escolaridade de empreendedores brasileiros cresce e atinge recorde histórico

Levantamento do Sebrae mostra que 24% dos donos de pequenos negócios possuem diploma universitário, ante 15% registrados em 2015

Escolaridade de empreendedores brasileiros cresce e atinge recorde histórico (Foto: Reuters)

247 - A escolaridade dos donos de pequenos negócios no Brasil alcançou o maior nível já registrado. De acordo com o Atlas dos Pequenos Negócios, estudo divulgado pelo Sebrae na última quarta-feira (24), a proporção de empreendedores com diploma universitário chegou a 24% no quarto trimestre de 2024. Em 2015, esse índice era de 15%. O levantamento também revela que 40% dos empresários possuem ensino médio e 29% concluíram apenas o ensino fundamental.

Os dados refletem uma transformação importante no perfil dos empreendedores brasileiros, que têm buscado maior qualificação antes ou durante a abertura de seus negócios. O estudo considera tanto os empregadores — aqueles que possuem ao menos um funcionário — quanto os trabalhadores por conta própria, formais ou informais, que administram seu empreendimento sozinhos, em sociedade ou com auxílio familiar.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, avalia que a tendência é resultado direto do investimento em capacitação. “Os esforços se concentram na capacitação dos empreendedores e empreendedoras. Isso significa garantir vida longa a cada sonho que sai do papel, que abre portas, que melhora a vida das pessoas. O papel do Sebrae é justamente apoiar esses negócios e transformar a realidade das pessoas que, em muitos casos, optam por empreender por oportunidade. Para isso, a educação empreendedora tem sido uma grande aliada”, afirmou.

Ele reforça que o aumento da escolaridade fortalece o ambiente de negócios no país. “O empreendedorismo está, definitivamente, consolidado na cultura dos brasileiros. E o Sebrae tem atuado com firmeza para apoiar os donos de pequenos negócios, para que continuem gerando emprego, inclusão e renda para o nosso país”, disse.

O estudo também revela desigualdades regionais. Os maiores índices de empreendedores com ensino superior foram registrados no Distrito Federal (35%), São Paulo (33%) e Mato Grosso do Sul (29%). Já Pará e Maranhão aparecem na outra ponta, ambos com apenas 10% de empresários diplomados.

O Atlas dos Pequenos Negócios

Lançado em 2022, durante as comemorações dos 50 anos do Sebrae, o Atlas é considerado o mais completo estudo sobre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). A pesquisa reúne dados detalhados que ajudam a compreender o universo dos pequenos negócios e servem de base para políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico.

A plataforma DataSebrae

O levantamento está disponível no DataSebrae, plataforma online e gratuita que centraliza informações sobre o empreendedorismo no país. Criado em 2015 e atualmente com versões estaduais, o portal reúne mais de 600 documentos e ultrapassa 1 milhão de visualizações anuais. Entre os temas abordados estão crédito, mercado de trabalho, comércio exterior e financiamento, sempre com foco em apoiar quem empreende ou deseja iniciar sua jornada.