Feira em Holambra reúne produtores e distribuidores para vendas antecipadas de flores e plantas
Feira da Cooperativa Veiling Holambra acontece em março e garante abastecimento para o Dia das Mães e Dia dos Namorados
247 - A Cooperativa Veiling Holambra (CVH) realiza, nos dias 13 e 14 de março, mais uma edição do Veiling Market, a maior feira de comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil. O evento, que ocorre na sede da cooperativa em Santo Antônio da Posse, na região de Holambra, interior de São Paulo, reúne distribuidores de todo o país, incluindo centrais de abastecimento como Ceasas e Ceagesp, supermercados, garden centers, floriculturas, redes de autosserviço e decoradores. A feira permite a negociação direta entre produtores e compradores, garantindo preços e abastecimento antecipado para duas das principais datas do setor: o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.
A qualidade das flores e plantas comercializadas é um dos diferenciais da CVH, que mantém um rigoroso controle em seu Centro de Testes. No local, os produtos são avaliados quanto à performance, durabilidade e senescência (processo de envelhecimento), assegurando que cheguem ao mercado com excelência. Segundo o gerente de Qualidade da CVH, Henrique dos Santos Lopes, os baixos índices de reclamação demonstram a confiabilidade dos produtos. "Temos um índice médio de reclamações de apenas 0,02% para plantas, 0,06% para flores de vaso e 0,20% para flores de corte", afirma.
Para os distribuidores, o evento representa uma oportunidade única de adquirir flores e plantas ornamentais ainda em fase de cultivo, negociando diretamente com os produtores sem a necessidade de participar do leilão diário realizado pela cooperativa. Para os produtores, por sua vez, a venda antecipada garante mercado para os produtos antes mesmo da colheita, reduzindo riscos e proporcionando maior previsibilidade financeira.
Muitos produtores estão otimistas quanto às vendas antecipadas no evento. A Flora Fujimaki, por exemplo, aposta em novas variedades de begônias e espera comercializar cerca de 70% de sua produção. O produtor Fabricio Frade projeta vender 80% de sua safra de crisântemos, mesma expectativa da Maggy Flores. Já o Grupo Swart estima que venderá 70% de sua produção da Rosa Orange, lançamento exclusivo no Veiling Market, e 80% dos kalanchoes voltados para o Dia das Mães.
Realizado duas vezes ao ano, em março e setembro, o Veiling Market garante, em média, a comercialização antecipada de pelo menos 60% da produção dos cooperados. Além das vendas para as principais datas comemorativas do primeiro semestre, o evento também serve para apresentar as tendências e novidades do setor para 2025, antecipando produtos que serão levados a eventos segmentados ao longo do ano.
A edição de março reunirá mais de 160 produtores dos 450 cooperados da CVH, com expectativas positivas em relação ao volume de negócios. O presidente da cooperativa, Jorge Possato, destaca a importância do evento para o setor. "Esta feira fortalece as relações comerciais e garante que nossos parceiros tenham acesso às melhores flores e plantas do mercado", afirma. Segundo ele, o crescimento contínuo do mercado floricultor se deve à dedicação dos produtores em oferecer produtos cada vez mais qualificados, duráveis e visualmente atrativos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: