HOME > Empreender

Itaipu e Itaipu Parquetec iniciam capacitação para fortalecer artesanato no Mercado Barrageiro

Programa de oito meses, executado pelo Sebrae-PR, vai oferecer oficinas e mentorias para artesãos de Foz do Iguaçu desenvolverem produtos e gestão

Itaipu e Itaipu Parquetec iniciam capacitação para fortalecer artesanato no Mercado Barrageiro (Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional)

247 - Associações de artesanato que ocupam boxes sociais no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu, deram início, na segunda-feira (11), a um ciclo de capacitações voltado à gestão e ao fortalecimento de seus negócios. A iniciativa é custeada pela Itaipu Binacional em parceria com a Itaipu Parquetec e executada pelo Sebrae-PR, com o objetivo de aumentar a competitividade e garantir a sustentabilidade econômica dessas organizações.

Segundo informações da Itaipu, o programa terá duração de oito meses, com encontros semanais e acompanhamento por mentoria nos dois anos seguintes. A capacitação será dividida em dois eixos: desenvolvimento de souvenires inovadores que representem a cidade e aprimoramento da gestão das associações e pequenos negócios do setor artesanal.

No eixo de criação de souvenires, os participantes terão oficinas de economia criativa para ampliar e qualificar a oferta de produtos locais. “A jornada não se limita apenas à criação dos produtos. Os artesãos também aprendem sobre as melhores práticas de marketing e venda, técnicas de storytelling, fotografia de produtos, criação de marcas e utilização de plataformas digitais para possam divulgar seus trabalhos de forma eficaz”, explicou Antonio Fernando Terna Machado, da Divisão de Iniciativas de Turismo da Itaipu.

Já na área de gestão, serão abordados temas como controle financeiro, planejamento de produção, gestão da qualidade, comercialização e marketing. “Queremos garantir a sustentabilidade desses negócios com uma assistência adequada para garantir o sucesso do próprio Mercado Público”, destacou Aline Teigão, gerente da Divisão de Iniciativas de Turismo.

O projeto inclui aulas expositivas com material didático, oficinas práticas em grupo, estudos de caso, simulações, visitas técnicas a negócios artesanais, palestras com especialistas e sessões de mentoria técnica e gerencial. A ação integra o Programa de Boxes Sociais, que também oferece subsídio no aluguel e no condomínio durante os três primeiros anos de funcionamento dos empreendimentos no Mercado Público Barrageiro.