Microempreendedores individuais preveem crescimento dos negócios em 2025
Pesquisa do Sebrae e FGV mostra que metade dos MEIs espera um ano melhor que 2024, enquanto 40% acreditam em melhora na economia brasileira
247 - Os microempreendedores individuais (MEIs) demonstram otimismo em relação ao desempenho de seus negócios em 2025. De acordo com a pesquisa “Sondagem Econômica do MEI”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), metade dos entrevistados acredita que este ano será melhor do que 2024. O levantamento também revela que 40% têm expectativas positivas para a economia brasileira como um todo.
Apesar da confiança no próprio negócio ser mais expressiva, a percepção sobre o cenário econômico nacional também mostra sinais de otimismo. Quase 40% dos MEIs acreditam que o Brasil estará em uma situação melhor em 2025 do que no ano anterior. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados refletem os impactos positivos das políticas econômicas adotadas pelo governo Lula.
“Esses empreendedores são aqueles que nunca desistem, que acordam de manhã e buscam criar oportunidades, gerando emprego e renda. Estamos devolvendo o otimismo ao brasileiro, que voltou a comprar, colocando a economia em movimento. Com isso, incluímos novamente o povo no orçamento e estamos tirando o Brasil mais uma vez do Mapa da Fome, apesar da alta taxa de juros”, afirmou Lima.
Os pequenos negócios foram os grandes responsáveis pela geração de empregos no país em 2024 e lideraram a abertura de novas empresas, com mais de 4 milhões de empreendimentos registrados. A pesquisa ainda aponta que pouco mais de 15% dos entrevistados esperam um desempenho igual ao do ano passado, enquanto apenas 13,8% se mostram pessimistas quanto a 2025.
O levantamento reforça a importância dos MEIs para a economia brasileira, especialmente em um contexto de recuperação. O Sebrae tem atuado para oferecer capacitação e apoio aos empreendedores, visando fortalecer a sustentabilidade de seus negócios e ampliar as oportunidades de crescimento no país.
