HOME > Empreender

Mineira cria sachê natural que une saúde e praticidade

A empresa aposta na combinação de sabores tradicionais e inovadores, sempre pensando na saudabilidade e na memória afetiva dos alimentos

Empreendedora Camila Caetano criou a marca "Sachê", que oferece temperos naturais em sachês práticos e compactos, sem sódio ou aditivos artificiais. (Foto: Divulgação )

Beatriz Bevilaqua, 247 - Comer bem sem abrir mão da praticidade é um desejo crescente entre os consumidores. A busca por alimentos sem conservantes e livres de ultraprocessamento tem impulsionado empreendedores a desenvolverem soluções inovadoras. Pensando nisso, a mineira Camila Caetano criou a marca "Sachê", que oferece temperos naturais em sachês práticos e compactos, sem sódio ou aditivos artificiais.

Camila é graduada em relações internacionais, mas sempre teve paixão pela cozinha e gastronomia. Sua trajetória no mundo corporativo foi marcada por um crescimento rápido: de analista a líder em apenas nove meses em uma consultoria. No entanto, mesmo consolidada profissionalmente, sentia que precisava de um novo desafio. "Eu nunca tinha pensado em empreender, mas comecei a perceber que queria algo diferente para a minha vida", disse.

Foi então que, durante uma conversa com uma amiga, surgiu a ideia do "Sachê". "Ela sempre usava lemon pepper e chimichurri, logo perguntei: 'Se existisse um tempero sem sódio e sem conservantes, que fosse prático e saudável, você compraria?'. Ela respondeu que sim, e aquilo acendeu uma luz para mim". Essa ideia levou Camila a pesquisar o interesse das pessoas por esse produto, formas de conservação sem aditivos e como tornar a produção viável, transformando uma simples conversa em um projeto de negócio viável.

O grande diferencial da marca está na qualidade da combinação dos ingredientes. "Eu deixo de ter mais lucro por não adicionar conservantes ao produto, mas para mim, isso é inegociável". A empresa aposta na combinação de sabores tradicionais e inovadores, sempre pensando na saudabilidade e na memória afetiva dos alimentos. "Os temperos têm um toque de nostalgia, da cozinha da minha mãe, das minhas avós. Quero que as pessoas sintam esse aconchego", disse.

No Brasil, a alimentação saudável ainda enfrenta desafios, especialmente pelo alto custo de produtos naturais somado às mudanças climáticas. Camila destaca que a indústria alimentícia privilegia o lucro acima da qualidade. "Muitos produtos que consumimos mudaram suas fórmulas ao longo dos anos. O chocolate que comíamos na infância, por exemplo, não tem mais o mesmo sabor de cacau porque as marcas descobriram que podem vender a embalagem e reduzir a qualidade". Essa percepção reforçou sua motivação para criar um produto que respeitasse os ingredientes e os consumidores.

No início, o desafio foi encontrar fornecedores que atendessem às exigências da marca. "Comecei sozinha na parte operacional, contando com o apoio de amigos e familiares, e fui descobrindo formas de otimizar cada etapa". Hoje, a "Sachê" se firma no mercado como uma alternativa para quem busca temperos de qualidade, práticos e saudáveis, promovendo uma nova relação com a comida. Assista na íntegra aqui: