HOME > Empreender

Mulheres lideram negócios e ampliam presença no empreendedorismo brasileiro

No Brasil, 34,4% dos empreendedores são mulheres, impulsionando inovação e crescimento em diversos setores da economia

Mulheres lideram negócios e ampliam presença no empreendedorismo brasileiro (Foto: Reprodução/Freepik )

247 - No Brasil, mais de um terço dos empreendedores são mulheres, representando 34,4% do universo empresarial, conforme levantamento do Sebrae com base em dados do IBGE. Isso equivale a 10,3 milhões de mulheres liderando seus próprios negócios em diversos setores. Nos últimos anos, o empreendedorismo feminino tem ganhado relevância globalmente, com mulheres ocupando posições de liderança tanto em indústrias tradicionais quanto em áreas inovadoras, refletindo uma tendência mundial.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 30% das empresas formais no mundo são comandadas por mulheres. Nos países em desenvolvimento, a presença feminina no empreendedorismo é ainda mais expressiva, contribuindo significativamente para o fortalecimento das economias locais.

Mulheres em cargos de liderança não apenas impulsionam o crescimento de suas empresas, mas também quebram barreiras, inspirando outras a seguirem o mesmo caminho e ampliando a representatividade no mundo dos negócios.

Destaques do empreendedorismo feminino

Investimentos e tecnologia

Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures. Economista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com pós-graduação em administração de empresas e especialização em controladoria e finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV), além de MBA em gestão de negócios pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 anos de experiência em gestão, atuou como COO/CFO de uma startup e foi CFO de um fundo de investimentos.

Flávia Pini é sócia-fundadora da HiPartners, primeiro Venture Capital brasileiro focado em Retail Techs. Com quase 15 anos de experiência em investimentos em startups de tecnologia, lidera a área de Relacionamento com Investidores e Fundraising, além de atuar como palestrante e host do podcast "Come Together". Foi incluída pela segunda vez na "The list of Top Women Investors in Latin American Tech" da LAVCA.

Jurídico

Lisa Worcman é sócia da prática tributária no Mattos Filho, com foco em consultoria para empresas de tecnologia e entretenimento. Especialista em direito digital, atua com propriedade intelectual, regulação de vídeo sob demanda (VOD), streaming, música e publicidade. Participa do attix, programa de inovação aberta do Mattos Filho.

Setor público e tecnologia

Delza Assis atua em Relações Institucionais e Governamentais na 1Doc, com mais de 10 anos de experiência em Direito Público Municipal e políticas de tecnologia. Advogada especializada em Direito Eleitoral e Compliance, tem trajetória reconhecida em governo digital e transparência administrativa.

E-commerce e varejo

Carolina Scansani é gerente de Marketing do Grupo Giuliana Flores, liderando Marketplace, Gestão de Produtos/Comercial e Projetos. Com mais de 15 anos de experiência em Marketing e Comunicação, especializou-se em estratégias para e-commerce e digital, impulsionando o crescimento da marca.

Mercado imobiliário e construção civil

Eduarda Tolentino é CEO e sócia da BRZ Empreendimentos. Formada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial, iniciou sua trajetória na empresa como coordenadora jurídica e, desde 2020, lidera a companhia com foco na ampliação do acesso à moradia e na inclusão feminina no setor da construção civil.

Sobre as empresas citadas

A Leonora Ventures é uma corporate venture builder catarinense focada em startups de varejo, logística e educação. Parte do Grupo Leonora, é a maior distribuidora de produtos de papelaria do Brasil.

A BRZ Empreendimentos é uma incorporadora de Belo Horizonte (MG), reconhecida pela qualidade e inovação em seus empreendimentos.

A HiPartners Capital & Work, criada em 2012, é um venture capital especializado em retail techs.

O attix, programa de inovação do Mattos Filho, busca fomentar soluções tecnológicas para o setor jurídico.

A 1Doc desenvolve soluções digitais para gestão pública, promovendo transparência e eficiência.

A Giuliana Flores, criada em 1990, é pioneira no e-commerce de flores e presentes, consolidando-se como líder no segmento.