HOME > Empreender

Pequenos negócios impulsionam recorde histórico de turistas estrangeiros no Brasil em 2025

Sebrae e Embratur destacam papel das micro e pequenas empresas na atração de visitantes e no fortalecimento do turismo nacional

Turismo no Rio de Janeiro (Foto: Agência Brasil )

247 - O Brasil alcançou um marco histórico no turismo internacional em 2025. De janeiro a setembro, o país recebeu 7 milhões de turistas estrangeiros, o maior número já registrado para o período. O dado foi divulgado durante a abertura da 52ª edição da ABAV Expo, um dos principais eventos do setor no país. A informação é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante a cerimônia, a coordenadora de Negócios do Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, ressaltou que o avanço expressivo é resultado direto da atuação dos pequenos empreendedores do setor. “Esse é um momento de celebração. Os pequenos negócios são protagonistas no incremento desse resultado histórico e estão dando a sua contribuição para o desenvolvimento e novo posicionamento do país no mercado de turismo internacional”, afirmou.

Segundo Ana Clévia, a parceria entre o Sebrae e a Embratur tem sido fundamental para ampliar a presença dos pequenos negócios em feiras e eventos internacionais, fortalecendo a imagem do Brasil no exterior. “O Sebrae está de norte a sul desse país. Nós temos que celebrar esse momento histórico, porque esse é um trabalho conjunto”, completou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também destacou o impacto positivo dessa colaboração e a superação das metas previstas pelo governo. “A previsão do plano nacional era chegar a 8 milhões de turistas internacionais apenas em 2027. Vamos chegar nesse número em 2025. Possivelmente nós vamos passar de 9 milhões”, comemorou.

Freixo enfatizou ainda que o país volta a ocupar um espaço de destaque no cenário internacional, com uma imagem fortalecida. “O Brasil voltou a ser visitado, voltou a ser admirado, voltou a ser respeitado e é por isso que a gente está celebrando esse número extraordinário”, declarou.

O resultado reflete o esforço conjunto de instituições públicas e privadas e a capacidade dos pequenos empreendedores de oferecer experiências autênticas e de qualidade em todas as regiões do país. A expansão do turismo internacional consolida-se, assim, como um motor importante para o crescimento econômico e a geração de empregos no Brasil.