HOME > Empreender

Pequenos negócios representam 97% das empresas no Brasil e geram 72% dos empregos em 2024

Micro e pequenas empresas somam 21,7 milhões de negócios no país e respondem por 26,5% do PIB. Confira infográfico

Pequenos negócios representam 97% das empresas no Brasil e geram 72% dos empregos em 2024 (Foto: CNI/Miguel Ângelo)

247 - Os pequenos negócios são a espinha dorsal da economia brasileira, representando 97% do total de empresas no país e sendo responsáveis por 26,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, essas empresas tiveram papel fundamental na geração de empregos em 2024, respondendo por 72% das novas vagas criadas. Os dados são de um levantamento realizado pelo Sebrae, com informações da Receita Federal, que detalha o impacto desse segmento na economia nacional.

Segundo o estudo, o Brasil possui atualmente 21,7 milhões de pequenos negócios, incluindo microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. Os MEIs são a maioria, somando 11,6 milhões de registros, seguidos pelas microempresas, que chegam a 8,5 milhões. Já as empresas de pequeno porte, com receita bruta anual entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões, totalizam 1,6 milhão.

A pesquisa também mostra a distribuição desses negócios por setor. O segmento de serviços concentra a maior parte, com 11,3 milhões de empresas, seguido pelo comércio, com 6,5 milhões. Indústria e construção civil aparecem empatados, cada um com 1,5 milhão de pequenos negócios, enquanto o setor agropecuário soma 138 mil empresas.

Regionalmente, o Sudeste lidera com metade dos pequenos negócios do país, totalizando 11 milhões de empresas. O Sul abriga 19% do total (4,2 milhões), seguido pelo Nordeste, com 16% (3,5 milhões). Já as regiões Centro-Oeste e Norte têm, respectivamente, 9% (2 milhões) e 5% (1 milhão) das empresas desse porte.

Confira um infográfico com os principais dados relativos aos microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas do Brasil:

infografico-pequenos-negocios