HOME > Empreender

Petrobras e Sebrae firmam acordo para ampliar participação de pequenos negócios na cadeia de suprimentos da estatal

Parceria vai qualificar micro e pequenas empresas para atuarem como fornecedoras da Petrobras e fortalecer cadeias produtivas regionais

Fernando Melgarejo, da Petrobras, e Décio Lima, presidente do Sebrae. (Foto: Erivelton Viana/Sebrae)

247 - A Petrobras e o Sebrae formalizaram nesta segunda-feira (9), em Brasília, um protocolo de intenções com foco no fortalecimento das cadeias regionais de suprimentos. A parceria tem como objetivo ampliar a participação de micro e pequenas empresas no processo de contratação da estatal, promovendo a competitividade, a sustentabilidade e a geração de emprego e renda em diversas regiões do país. A informação é da assessoria de imprensa do Sebrae.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, o acordo é um passo decisivo para incluir os pequenos negócios no setor de petróleo e gás, tradicionalmente dominado por grandes players. “Esta parceria vai permitir abrir novas oportunidades e incluir os pequenos negócios na cadeia de Petróleo e Gás. Isso representa geração de empregos e renda. O Sebrae atuará na difusão de oportunidades, atração, preparação e melhoria de performance dos empreendedores e empreendedoras de pequenos negócios em todo o país para impulsionar a regionalização de contratações e compras da Petrobras. Com isso, teremos a inserção de mais de 500 novos pequenos negócios”, destacou.

A iniciativa integra os direcionamentos do Plano Estratégico 2024–2028 e do Plano de Negócios 2025–2029 da Petrobras. O diretor de Finanças e Relacionamento com Investidores da companhia, Fernando Melgarejo, destacou que o fortalecimento da cadeia de fornecedores é uma diretriz estratégica da empresa. “Temos buscado fortalecer a cadeia de fornecedores em nosso país, incluindo também os pequenos empreendedores e o mercado local. Esta parceria com o Sebrae busca promover a competitividade e sustentabilidade de micro e pequenas empresas e startups para que possam se inserir na cadeia de fornecedores das diferentes unidades de negócios da companhia”, afirmou.

O protocolo prevê a implementação de programas conjuntos nas áreas de qualificação e cadastramento de fornecedores, tecnologia e inovação, acesso a serviços financeiros e desenvolvimento de práticas alinhadas a critérios ASG (Ambiental, Social e Governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desde 2023, Petrobras e Sebrae já vinham atuando em conjunto por meio do roadshow “Encontro com Fornecedores – Construindo Negócios com a Petrobras”, que passou por dez cidades — entre elas Manaus, Recife, Aracaju, Salvador, São José dos Campos e Curitiba — com o objetivo de engajar empreendedores locais e apresentar oportunidades de negócios com a estatal.

Com a formalização do protocolo de intenções, as instituições pretendem aprofundar as ações em curso e ampliar o impacto positivo nas economias locais, contribuindo para a diversificação da base de fornecedores da Petrobras e o fortalecimento da indústria nacional.