Presidente do Sebrae afirma que solução para economia começa nos municípios com apoio aos pequenos negócios
Evento Transformar Juntos reúne mais de 2,5 mil gestores públicos em Brasília e destaca o papel dos pequenos empreendedores no desenvolvimento local
247 - A força dos pequenos negócios como motor do desenvolvimento econômico foi o ponto central da abertura do evento Transformar Juntos, promovido pelo Sebrae nesta quarta-feira (23), na capital federal. A informação é da Agência Sebrae de Notícias, que cobriu a cerimônia que reuniu mais de 2,5 mil gestores públicos, agentes de desenvolvimento e representantes de governos estaduais e municipais. O encontro visa debater inovação, sustentabilidade e estratégias para o fortalecimento dos territórios a partir da valorização do empreendedorismo local.
Durante seu discurso de abertura, o presidente do Sebrae, Décio Lima, defendeu a descentralização das soluções econômicas e o papel fundamental dos municípios nesse processo. “A solução das questões econômicas está no município. Está neste contexto de fazer com que as pessoas que produzem possam vender para as prefeituras e órgãos públicos”, afirmou. Para ele, fortalecer os pequenos negócios é essencial para ampliar a inclusão social e gerar renda e dignidade à população.
Uma das iniciativas destacadas por Décio Lima é a Plataforma Contrata + Brasil, desenvolvida pelo governo federal, que conecta microempreendedores individuais (MEIs) a oportunidades de prestação de serviços em órgãos públicos. Até o momento, mais de 700 prefeituras e instituições já estão cadastradas, oferecendo serviços como instalação e manutenção de ar-condicionado, elétrica, pintura e encanamento. O sistema também permite o envio automático de notificações via WhatsApp, informando os MEIs sobre novas oportunidades em suas regiões.
O presidente do Sebrae exaltou ainda o papel do evento como espaço de mobilização e troca de experiências entre diferentes atores do desenvolvimento territorial. “O Transformar Juntos é um resultado fantástico de um conceito em que eu acredito, que é saber organizar os setores produtivos nas cidades. É o povo brasileiro se unindo, transformando a vida das pessoas com renda e com dignidade”, declarou. Segundo ele, o Sebrae representa “a porta dos sonhos de milhões de brasileiros”.
A importância do Sebrae na promoção da transformação social também foi destacada pela ministra substituta da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelli Mafort. Para ela, pensar o território é olhar para todos os agentes locais. “Sebrae é sinônimo de transformação, um processo de transformação cotidiana. O Sebrae estimula a cooperação, a participação social. E é dessa forma que transformamos a vida das pessoas”, afirmou.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, também participou da cerimônia e reforçou a relevância da atuação do Sebrae no setor. “No turismo, mais de 90% das empresas são pequenos negócios. Todo sucesso alcançado tem o braço e apoio do Sebrae Nacional”, enfatizou. Para ele, os dados de crescimento do setor mostram o impacto concreto de políticas públicas voltadas aos pequenos empreendedores.
O Transformar Juntos segue com programação até sexta-feira (25), promovendo painéis, oficinas e debates sobre políticas públicas, boas práticas e soluções inovadoras para fomentar o desenvolvimento territorial com inclusão, sustentabilidade e empreendedorismo.
