PrograMaria, Casa 1 e UK-Brazil Tech Hub lançam curso gratuito de tecnologia para pessoas trans e travestis
Projeto oferece aulas presenciais, alimentação e transporte para formar pessoas trans e travestis em programação front-end em São Paulo
247 - Com o objetivo de democratizar o acesso ao setor de tecnologia e ampliar a inclusão de pessoas trans e travestis no mercado de trabalho, a PrograMaria, a Casa 1 e o UK-Brazil Tech Hub anunciaram o lançamento da PrograMona, formação gratuita com foco em programação front-end. A iniciativa foi divulgada no site da Casa 1 no último dia 17 de junho e une capacitação técnica com acolhimento social, visando enfrentar as barreiras históricas de acesso impostas a essa população.
A PrograMona surge em um momento estratégico: o setor de tecnologia deve criar entre 30 mil e 147 mil vagas até o final de 2025, segundo relatório da Brasscom. No entanto, esse crescimento ainda não garante diversidade — principalmente para grupos marginalizados como pessoas trans e travestis, que seguem sub-representadas tanto em espaços de formação quanto no mercado de tecnologia.
“Estamos há tempos articulando essa iniciativa e lançar a PrograMona no ano em que completamos 10 anos de trajetória é um marco potente e muito simbólico. Em um contexto em que a diversidade é questionada, essa iniciativa reforça o papel de instituições comprometidas com a transformação da tecnologia para construir um futuro mais justo para todas as pessoas”, declarou Iana Chan, CEO da PrograMaria.
O curso #EuProgrAmo Front-End: Minha Primeira Página Web será realizado entre 14 de julho e 14 de agosto, com turmas nos turnos da tarde e da noite no Centro Cultural da Casa 1, no bairro do Bixiga, em São Paulo. A formação conta com nove encontros presenciais, além de uma oficina de sensibilização obrigatória, marcada para o período de 30 de junho a 3 de julho. Ao final, será realizada uma formatura celebrativa.
Para facilitar o acesso e permanência das alunas e alunos, a PrograMona oferece vale-transporte, alimentação nos dias de aula e acompanhamento pedagógico especializado. As vagas são destinadas exclusivamente a pessoas trans e travestis que residam na cidade de São Paulo.
A diretora do eixo de Educação e Programação da Casa 1, Angelo Castro, reforça o impacto social do projeto: “É muito importante que haja um trabalho coletivo e soma de esforços para a construção de uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para pessoas LGBTQIAPN+. Trazer diversidade para a tecnologia não é só uma forma de inclusão, mas uma mudança necessária para a construção de um futuro igualitário”.
Outro destaque da PrograMona é o inédito Laboratório Aberto de Informática (LAI), que funcionará por quatro meses na Casa 1. O espaço oferecerá acesso gratuito a equipamentos e orientação técnica, sem necessidade de inscrição prévia, buscando ampliar o contato de pessoas LGBTQIAPN+ com ferramentas digitais, independentemente do nível de conhecimento.
A diretora do UK-Brazil Tech Hub, Andrea Motta, pontua o simbolismo do lançamento no Mês do Orgulho: “Sabemos que a população trans enfrenta barreiras estruturais para acessar oportunidades no setor de tecnologia. Ao lado de Casa 1 e PrograMaria, queremos não apenas oferecer formação técnica, mas também criar um ambiente seguro, acolhedor e transformador”.
As inscrições para o curso ficam abertas de 2 a 22 de junho, por meio de formulário online. A etapa seguinte do processo seletivo inclui participação obrigatória nas oficinas de sensibilização, que combinam rodas de conversa com pessoas trans da área de tecnologia e atividades práticas.
A PrograMona é uma parceria entre três organizações com atuações complementares: a PrograMaria, voltada à inclusão de pessoas de gêneros minorizados no setor de tecnologia; a Casa 1, espaço de acolhimento e formação de jovens LGBTQIAPN+; e o UK-Brazil Tech Hub, programa do governo britânico que apoia iniciativas de diversidade e inovação tecnológica no Brasil.
