HOME > Empreender

Raí defende empreendedorismo com estratégia e resiliência em evento do Sebrae

Ex-jogador e embaixador do Programa Acredita destacou a importância de planejamento, capacitação e apoio institucional para negócios prosperarem

O ex-jogador Raí e o presidente Décio Lima, no Encontro Nacional Acredita Sebrae (Foto: Erivelton Viana/Sebrae)

247 - Dedicação, vocação, planejamento, liderança, resiliência e jogo de cintura. Essas foram as qualidades que marcaram a carreira do ex-jogador Raí Oliveira e que, segundo ele, também precisam ser cultivadas pelos empreendedores brasileiros. O ídolo do futebol, hoje embaixador do Programa Acredita Sebrae, compartilhou sua trajetória pessoal e profissional nesta segunda-feira (18), durante o Encontro Nacional Acredita Sebrae, em Brasília. As informações são do portal do Sebrae.

Diante de uma plateia de empreendedores de todo o país, Raí destacou a importância de acesso à formação de qualidade e ao suporte institucional oferecido pelo Sebrae. “Posso falar isso com experiência da minha carreira e do meu projeto social, onde trabalho com educação. Muitos empreendedores são pessoas muito capazes, mas com falta de oportunidade. Este acesso a uma boa formação e o know-how que o Sebrae tem nesse aspecto são invejáveis”, afirmou. E completou: “Ser parte desse time que faz a diferença no Brasil é motivo de muito orgulho”.

O ex-jogador ressaltou ainda que empreender exige estratégia e um projeto de vida bem estruturado, elementos que também nortearam sua trajetória nos campos e nas ações sociais. “Eu não tinha nenhuma experiência na área social, assim como os empreendedores, e fui buscar ajuda. O principal é ter consciência sobre a sua vocação, o seu potencial. Depois, ter pessoas e instituições como o Sebrae como suporte para ir além”, disse.

Outro ponto defendido por Raí foi a importância das conexões para o crescimento dos negócios. Ele relatou aprendizados adquiridos em sua passagem pelo futebol europeu, especialmente na França. “Uma das coisas que aprendi quando joguei lá é que eles se organizam em associação para resolver seus problemas. Foi um dos aprendizados que trouxe comigo. E o Sebrae é um elo entre os empreendedores, porque consegue chegar lá na ponta e construir conexões. Isso é solidariedade para termos uma sociedade mais justa”, destacou.

Acredita + Fampe

O Programa Acredita, sancionado pelo governo federal em 2024, busca ampliar e democratizar o acesso a crédito para pequenos negócios em todo o Brasil. O Sebrae atua como parceiro estratégico dessa iniciativa, apoiando os empreendedores por meio de dois pilares: garantias complementares via Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas) e atendimento com foco no crédito consciente.

A instituição destinou R$ 2 bilhões ao Fampe, com previsão de gerar até R$ 30 bilhões em crédito para os pequenos negócios nos próximos anos. Além disso, estruturou uma rede de atendimento composta por agentes de crédito, especialistas financeiros e parceiros locais, garantindo que os empreendedores tenham apoio completo em sua jornada de acesso a financiamento sustentável.