HOME > Empreender

Rede de inovação do Ceará debate requalificação de avenidas em Fortaleza

Encontro reuniu representantes de universidades e instituições para discutir planos da Prefeitura e criar um plano de ação para os corredores tecnológicos

Rede de inovação do Ceará debate requalificação de avenidas em Fortaleza (Foto: Divulgação )

247 - Com a participação de 34 representantes de universidades e instituições públicas e privadas, a Rede dos Ecossistemas de Inovação do Ceará realizou, nesta sexta-feira (31), um encontro na sede do Sebrae/CE para discutir a requalificação das avenidas Monsenhor Tabosa e Dom Manuel, em Fortaleza. A reunião, articulada pelo reitor do IFCE, Wally Menezes, e pelo diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, teve como objetivo alinhar um plano de ação conjunto em colaboração com a gestão municipal.

A proposta da Prefeitura envolve a criação de espaços de inovação, incentivo à ocupação por startups, além da instalação de cafés, bares e áreas de entretenimento. Entre as ideias debatidas, destaca-se a implementação da “Rua 24 horas”, uma antiga demanda para estimular a revitalização do Centro da cidade.

O encontro também reforçou a importância do Comitê das Redes dos Ecossistemas de Inovação do Ceará, lançado oficialmente em 16 de dezembro de 2024. O colegiado tem como missão otimizar recursos, alinhar estratégias e ampliar o impacto das iniciativas voltadas para a inovação no estado. "A Rede tem um papel fundamental na construção de soluções inovadoras e na criação de oportunidades para fortalecer o ecossistema local", ressaltou Wally Menezes.

A reunião contou com a presença da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Sandra Monteiro, do diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, e do articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de Inovação, Herbart Melo. O debate também envolveu o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves, e o diretor de Administração e Finanças da instituição, Reginaldo Braga.

Entre os encaminhamentos definidos, foi aprovada a criação de subcomitês para facilitar a integração entre as entidades participantes e acelerar a implementação das ações previstas. O Banco do Nordeste (BNB), lideranças do comércio e a nova administração municipal participaram das discussões, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de um ambiente urbano mais inovador e dinâmico para Fortaleza.