Sebrae e DHL Express unem forças para levar micro e pequenas empresas ao comércio internacional
Parceria oferece capacitação, consultorias e descontos em frete para facilitar exportações de pequenos negócios e ampliar sua presença global
247 - Com o objetivo de ampliar a presença de micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional, o Sebrae e a DHL Express anunciaram uma parceria estratégica que busca capacitar empreendedores e oferecer suporte logístico completo para quem deseja exportar seus produtos. A iniciativa foi divulgada pela Agência Sebrae de Notícias e reúne ações que vão desde a qualificação até a redução de custos com frete e consultorias personalizadas.
Apesar de representarem 96% das empresas registradas no Brasil e contribuírem com cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB), os pequenos negócios respondem por apenas 1% das exportações nacionais. Entre os principais desafios enfrentados estão a falta de informação sobre os processos de exportação e os custos envolvidos. A parceria entre Sebrae e DHL Express visa justamente enfrentar essas barreiras, promovendo o crescimento sustentável e global dos empreendedores brasileiros.
A colaboração envolve duas frentes principais. O Sebrae oferecerá conteúdo educacional gratuito, como cursos, e-books e artigos sobre temas como formação de preço para exportação, rotinas de comércio exterior, precificação e emissão de documentos fiscais. Já a DHL Express entrará com sua experiência logística, oferecendo vídeos explicativos interativos, consultoria gratuita em todas as etapas do processo de envio e acesso a uma plataforma digital que centraliza as operações logísticas: a MyDHL+.
Além disso, a DHL fornecerá descontos progressivos em fretes internacionais — a partir de 65% — e atendimento personalizado, incluindo suporte na documentação e no acompanhamento dos primeiros embarques, o que garante mais segurança e eficiência aos empreendedores iniciantes no mercado externo.
“Nós já possuímos serviços específicos para MPEs e sabemos do potencial desses negócios. Ainda assim, muitas micro e pequenas empresas deixam de exportar porque acham que o processo é complicado. Nossa intenção com a parceria é mostrar que crescer globalmente é mais acessível do que parece”, afirma Patricia Starling, vice-presidente comercial da DHL Express.
De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a indústria de transformação lidera as exportações entre microempresas e MEIs, respondendo por cerca de 81% das operações em 2024. Para Patricia Starling, esse é um setor estratégico. “Essa indústria também é uma parte essencial e estratégica dos negócios para nós e para a DHL Express, o que reforça mais ainda que estamos no caminho certo ao somar para atender não só este, mas todos os segmentos”, complementa.
A coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae, Roberta Aviz, ressalta a importância de dar visibilidade às oportunidades externas. “O empreendedor muitas vezes nem cogita exportar, nem pensa que o mercado externo pode ser para ele também. Quando percebe este potencial, na maioria das vezes, se sente perdido sobre como fazer para chegar lá. É aí que o Sebrae e seus parceiros entram, apoiando o empreendedor ao longo de toda a sua jornada para acessar o mercado externo”, explica.
Outro diferencial da DHL Express é a possibilidade de importar sem necessidade de contratar um despachante próprio. Com estrutura alfandegada no aeroporto de Viracopos (SP), a empresa oferece solução porta a porta, agilizando e barateando o processo. A plataforma MyDHL+ também permite agendamento de coletas, rastreamento de encomendas e pagamentos de forma integrada, tudo em um único ambiente digital.
A plataforma de capacitação e apoio ao comércio exterior já está disponível e pode ser acessada pelo site aceleradhl.com, onde os empreendedores encontram conteúdos sobre planejamento para exportação, marketing e negociação internacional, rotinas operacionais, entre outros temas essenciais para ingressar no mercado global.
