HOME > Empreender

Sebrae e Sistema Indústria fortalecem parceria e alinham ações para alavancar pequenos negócios industriais

Programa Juntos pela Indústria quer integrar instituições do Sistema S para ampliar inovação, produtividade e sustentabilidade nas pequenas indústrias

Indústria siderúrgica brasileira sofrerá perdas com tarifas de Trump (Foto: Ag.Brasil )

247 - Com o objetivo de reposicionar a indústria nacional como motor do desenvolvimento sustentável, especialmente por meio do fortalecimento dos pequenos negócios, o Sebrae e o Sistema Indústria deram mais um passo em direção a uma atuação conjunta e coordenada. Durante dois dias de evento, realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, representantes das instituições que integram o Sistema S se reuniram para construir um portfólio estratégico de ações do Programa Juntos pela Indústria. A iniciativa foi destaque em reportagem da Agência Sebrae de Notícias.

O programa é uma ação conjunta entre o Sebrae e entidades do Sistema Indústria — CNI, SESI, SENAI e IEL — e tem como foco a criação de uma estrutura de governança ativa para a execução de políticas e projetos integrados. A proposta é gerar impacto direto na base da indústria nacional, com ênfase nas micro e pequenas empresas que compõem a maior parte do setor.

Durante a abertura do encontro, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, defendeu a convergência entre os atores do Sistema S como chave para alcançar resultados mais efetivos. “Precisamos estar juntos nesta escala, em uma perspectiva nacional. Enquanto o Sebrae tem capilaridade, o Sistema Indústria tem a precisão. Dessa forma, existe uma complementariedade”, destacou.

Jefferson Gomes, diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI, reforçou a relevância de entender as diferentes realidades da indústria brasileira. “Estamos juntos com o Sebrae no Brasil Mais Produtivo, mas temos condições de ir além. Podemos transformar os negócios dessas empresas, impactar suas cadeias de valor, investir no desenvolvimento de pessoas e aprimorar seus modelos de negócios”, afirmou.

O diretor geral do SENAI, Gustavo Leal, também enfatizou a importância da sinergia entre as instituições. “Temos que focar no desenvolvimento da indústria e no final todos se fortalecem. Sebrae e Sistema Indústria juntos temos condições de construir programas que, de fato, façam diferença lá na ponta”, declarou.

Na mesma linha, o diretor superintendente do SESI, Paulo Mól, destacou possibilidades de conexão entre o Sebrae e os projetos do SESI, especialmente nas áreas de educação e saúde. Ele citou a inclusão do empreendedorismo nas ações da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a atenção à saúde do trabalhador nos pequenos negócios. “Quando trabalhamos juntos é mais orçamento, são mais pessoas, mais potência e conseguimos ter resultados melhores”, afirmou.

Por fim, a superintendente nacional do IEL, Sarah Saldanha, trouxe uma reflexão sobre a responsabilidade institucional diante dos desafios enfrentados pelos empreendedores. “Se a situação está pegando fogo, não podemos esperar que eles construam a jornada de atuação. É nossa responsabilidade entregar para eles um road map, uma lógica de atendimento, um portfólio unificado que é parte da proposta que queremos aqui construir”, declarou.

A iniciativa marca um novo momento de articulação entre as entidades, visando acelerar a produtividade, inovação e inclusão das pequenas indústrias no processo de desenvolvimento do país.