HOME > Empreender

Sebrae-SP leva 50 empreendedores de jogos para a gamescom latam em São Paulo

Selecionados participarão de rodadas de negócios e 15 deles vão expor seus jogos em estande próprio; evento será palco de dois novos lançamentos

Estande do Sebrae na edição 2024 da Gamescom Latam, a maior feira do setor na América Latina. (Foto: Divulgação)

247 - O Sebrae-SP vai impulsionar a presença brasileira no mercado de jogos eletrônicos ao levar 50 empreendedores para a gamescom latam, maior feira do setor na América Latina, que acontece de 1º a 4 de maio, em São Paulo. A informação foi divulgada pelo próprio Sebrae-SP, que também anunciou a realização de rodadas de negócios exclusivas, nas quais os participantes poderão apresentar seus produtos e buscar acordos comerciais.

Além da oportunidade de networking e negócios, 15 das 50 empresas selecionadas terão espaço garantido para expor seus jogos no estande do Sebrae. O local será ainda palco de dois lançamentos: o Crie Games Modo Aceleração e um e-book com orientações sobre captação de recursos no setor de games. “Vamos lançar o Crie Games Modo Aceleração, que é uma trilha de aceleração para desenvolvedores e empresas de games no estado de São Paulo. E divulgar um e-book com dicas de como acessar e se preparar para captar recursos na área”, afirmou Martha Lopes, consultora de economia criativa do Sebrae-SP.

Segundo Martha, a iniciativa integra o programa Crie Games, que atua como um guarda-chuva de ações voltadas para fortalecer o ecossistema de pequenos estúdios brasileiros — que representam mais de 93% do setor de games no país. “Temos uma posição de promover a conexão entre os atores desse ecossistema, aproximar mais as empresas dos investidores, das publishers, empresas privadas, todas as organizações que podem contribuir com acesso a recursos”, explicou a consultora.

O Crie Games é um dos eixos do Crie, o Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderado pelo Sebrae-SP em parceria com o Sebrae Nacional. Voltado para o apoio gratuito a desenvolvedores, empreendedores e empresas de games, o programa oferece workshops, eventos de networking e capacitações. As oficinas, com duração de duas horas, são realizadas presencialmente ou on-line, trazendo especialistas para discutir temas essenciais como marketing, planejamento financeiro e internacionalização.

Já o Crie Games Modo Aceleração, que será lançado oficialmente na feira, oferece uma trilha mais estruturada de quatro a seis meses, com orientações técnicas individuais e coletivas para aprimorar o desenvolvimento de produtos, estratégias de marketing e preparação para captação de investimentos.

Martha destaca ainda que o mercado de games se caracteriza por um potencial nato de internacionalização, já que os produtos são facilmente disponibilizados em plataformas globais. Contudo, a competição exige preparo. “O Crie Games apoia o desenvolvedor para fazer pesquisa de mercado, planejamento, uma mentoria de qualidade. É ter um olhar técnico para o desenvolvimento do jogo, entender onde pode refinar para chegar no mercado com um jogo mais preparado”, afirmou.

Serviço
Sebrae-SP na gamescom latam
Data: 1º a 4 de maio
Local: Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, São Paulo
Mais informações: site do evento