Seminário incentiva empreendedorismo de pessoas com mais de 50 anos em seminário em Fortaleza
Evento Visão 50+ discute inclusão e protagonismo de empreendedores maduros e traz palestras de Maria Cândida e Raul Gazolla
247 - A maturidade, aliada à experiência de vida e à disposição para inovar, pode ser o grande diferencial de quem decide empreender após os 50 anos. Acreditando nesse potencial, o Sebrae do Ceará realiza no próximo dia 31 de julho, em Fortaleza, a segunda edição do seminário Visão 50+: Empreendedorismo com Maturidade. A informação é da assessoria de comunicação do Sebrae/CE.
O evento será sediado na unidade do Sebrae localizada na Av. Monsenhor Tabosa, na capital cearense, e contará com uma programação extensa voltada para pessoas acima de 50 anos que desejam iniciar, reinventar ou expandir seus negócios. Entre os convidados estão a jornalista e apresentadora Maria Cândida e o ator Raul Gazolla, que trarão suas histórias inspiradoras para o público.
“O evento é mais uma ação da instituição no sentido de contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo, que reconheça o poder da diversidade etária no fortalecimento do empreendedorismo brasileiro”, explica Jefferson Cavalcante, analista do Sebrae/CE. Para ele, o seminário é voltado a quem já tem trajetória, visão e “muita vontade de fazer acontecer”.
O objetivo central do seminário é fomentar o protagonismo e a inclusão dos chamados “empreendedores seniores”, valorizando as competências desenvolvidas ao longo da vida e criando novas oportunidades de atuação no mercado.
Segundo o estudo “Empreendedorismo Sênior Sob a Ótica da PNAD Contínua”, realizado pelo Sebrae, o Brasil conta atualmente com cerca de 4,3 milhões de empreendedores com mais de 60 anos, representando 14,3% do total de 30,4 milhões de donos de negócios no país.
Ainda de acordo com a pesquisa, 70% desses empreendedores seniores são homens e 30% são mulheres. O levantamento mostra também que 65,7% deles são chefes de domicílio, sendo os principais responsáveis pelo sustento familiar. No Ceará, a média é de 12 pessoas empreendendo a cada 100 com mais de 60 anos.
Além das palestras, o evento promete ser uma oportunidade de networking e aprendizado, com debates, rodas de conversa e troca de experiências entre os participantes. Os interessados podem obter mais informações e realizar a inscrição por meio da Loja Online do Sebrae/CE.
