HOME > Empreender

Startup aposta em checkout headless para elevar conversões e reduzir abandono no e-commerce

Compra Rápida elimina redirecionamentos e etapas na finalização de compras, melhorando a fluidez e o faturamento de grandes varejistas online

Startup aposta em checkout headless para elevar conversões e reduzir abandono no e-commerce (Foto: Reprodução/Rawpixel.com)

247 - A etapa final de uma compra online — o checkout — costuma ser também o principal ponto de desistência dos consumidores. Em um cenário no qual taxas de abandono de carrinho podem chegar a 80%, segundo dados do setor, a startup Compra Rápida aposta em uma solução tecnológica para mudar essa realidade. A empresa lançou uma solução de checkout headless, que busca agilizar e simplificar ao máximo a finalização das compras, eliminando redirecionamentos e etapas desnecessárias.

Fundada por Mário Marcoccia, que também atua como CEO, a Compra Rápida mira em um setor que movimentou mais de R$ 200 bilhões no Brasil em 2024. A startup já atende clientes relevantes, como Ikesaki Cosméticos, Santa Lolla e Pandora, e pretende transformar o checkout — muitas vezes negligenciado — em um verdadeiro motor de faturamento para os varejistas digitais.

“O headless da Compra Rápida tem foco total em performance, além de permitir total personalização da jornada”, afirmou Marcoccia. “A redução do número de cliques e tempo de carregamento são variáveis fundamentais para manter a clientela engajada enquanto compra, e garantir máximas taxas de conversão nos e-commerces.”

Ao eliminar atritos no processo de pagamento, a empresa busca ampliar as taxas de conversão e melhorar os indicadores de recompra. “Quando o processo é simplificado, reduzindo etapas e fricções, os lojistas conseguem elevar a conversão de visitantes em compradores e aumentar a taxa de recompra, impactando diretamente o faturamento e melhorando a eficiência das campanhas de aquisição de clientes”, explicou o CEO.

No entanto, o caminho não é simples. Marcoccia destaca que o ecossistema brasileiro de pagamentos é desafiador, dada a diversidade de métodos como Pix, cartões de crédito e boletos, além das camadas de segurança envolvidas. “O maior desafio é integrar essas tecnologias de forma coesa e estável, ao mesmo tempo que permite personalização e imersão da cara da marca na experiência, garantindo segurança e fluidez para o consumidor”, disse.

Com uma abordagem centrada na experiência do usuário e na performance da operação, a Compra Rápida espera consolidar o checkout como uma peça-chave na estratégia digital das marcas — e não apenas como uma etapa final do processo de compra.