HOME > Empreender

Transformar Juntos 2025 reúne milhares em Brasília e fortalece políticas públicas nos territórios

Evento promovido pelo Sebrae reuniu mais de 2 mil participantes diários e destacou a articulação nacional em torno de experiências locais transformadoras

Empório Sebrae apresentou produtos com Indicação Geográfica de pequenos produtores. (Foto: Divulgação/Maicon Felipe)

247 - Com mais de 2,2 mil participantes por dia e cerca de 200 palestrantes, o evento Transformar Juntos movimentou Brasília (DF) ao reunir agentes públicos, lideranças locais, representantes estaduais e o Sebrae em torno de um objetivo comum: transformar os territórios por meio de políticas públicas eficazes e experiências inovadoras. O encontro foi realizado no hotel Royal Tulip e promoveu uma intensa troca de ideias e soluções para o desenvolvimento regional. As informações são do portal do Sebrae.

Segundo Jeconias Júnior, gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, três fatores foram decisivos para o êxito do evento: a articulação com os estados, a mobilização dos parceiros e a diversidade da rede presente. “O evento realmente serviu para trazer pessoas de todo o Brasil que puderam compartilhar o que foi oferecido. Apesar de ter sido patrocinado pelo Sebrae Nacional, ele é construído com muita articulação com os estados”, destacou.

Os participantes levaram caravanas e apresentaram experiências locais como peças de um grande quebra-cabeça que, juntas, revelam um panorama da transformação em curso nos territórios brasileiros. “Temos pensado na dimensão de conexão com as pessoas, com os territórios, e isso foi algo importante. A gente levou muito a pauta do cerrado, a pauta de pensar negócios conectados com a natureza e conectados com a necessidade de regeneração do nosso sistema”, acrescentou Cláudia Patrícia, gerente adjunta de Políticas Públicas do Sebrae.

O evento também contou com o Empório Sebrae, espaço que apresentou produtos com Indicação Geográfica de pequenos produtores, valorizando a identidade cultural e produtiva de diversas regiões do país.

Reflexões e resultados

Para Jeconias Júnior, o compartilhamento de experiências no Transformar Juntos mostrou como questões macroeconômicas podem ser traduzidas na ponta, influenciando diretamente pequenos negócios. Ele citou a análise do pesquisador Mauro Oddo, do Ipea, como um exemplo dessa conexão: “O pesquisador trouxe a reflexão de que todos estão preocupados com o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o mercado global. Mas, na verdade, o mercado é formado por mais de 90% de micro e pequenas empresas. É esse público que deveríamos observar com mais atenção”.

Já o analista técnico do Sebrae, Mateus Feitosa, destacou o amadurecimento das oficinas e o espaço aberto para revisões conceituais. “Repensar o termo empreendedorismo, em um painel de discussão, também chamou a atenção. Isso mostra que o público está muito aberto a ter essas discussões de reflexão, sobre o que o Sebrae está fazendo em políticas públicas, se isso está fazendo sentido, se isso precisa mudar”, afirmou.

Debates estratégicos

Entre os momentos mais concorridos da programação, esteve o painel “Mapear para Incluir: O papel do cadastro na agricultura”, mediado pelo diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, com participação de Daniel Carrara (Senar) e Ana Euler (Embrapa). Embora o tema possa parecer técnico, a discussão atraiu grande público e reforçou a importância dos dados para políticas públicas mais assertivas no campo.

Mateus Feitosa também avaliou positivamente a evolução das oficinas, especialmente aquelas voltadas aos Microempreendedores Individuais (MEIs). “Esse ano, a gente fez uma oficina pensada nas pessoas do MEI, então a gente diagnosticou quem é o MEI, quais são as pessoas, quais são as soluções que ele precisa. As discussões sobre o Contrata+Brasil, que é a política pública de pequenos negócios mais evidente, também foram muito boas”, disse.

Caminhos para o futuro

Para Fausto Keske, gerente adjunto de Políticas Públicas do Sebrae, o Transformar Juntos é mais do que um evento: trata-se de um movimento que promove conhecimento, articulação e práticas concretas nos territórios. “Uma palavra que fica sobre tudo o que foi vivido em três dias de evento é ‘encontro’”, resumiu.

Ele adiantou que a edição do próximo ano já está sendo planejada com foco na personalização das jornadas dos participantes. “Queremos continuar evoluindo na construção da nossa estratégia de eventos em políticas públicas. Assim, podemos pensar em diferentes momentos de engajamento, tanto do sistema Sebrae quanto dos gestores públicos, com jornadas mais específicas, mais personalizadas, de acordo com os interesses e os potenciais de cada público também”, concluiu Fausto.