Alysson Mascaro: "a esquerda administrou bem o capital, mas o capital não quer a esquerda"

Ainda que o PT e as esquerdas sejam boas manejadoras do capital financeiro, segundo o jurista e filósofo Alysson Mascaro, “o capital não quer ser administrado por quem não tem cara de capital” e é preciso promover o enfrentamento contra este setor. Assista na TV 247

Alysson Mascaro e Lula molha chapéu nas águas da transposição do Rio São Francisco, em Monteiro, na Paraíba
Alysson Mascaro e Lula molha chapéu nas águas da transposição do Rio São Francisco, em Monteiro, na Paraíba (Foto: USP | Ricardo Stuckert)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O jurista e filósofo Alysson Mascaro disse à TV 247 que as esquerdas, assim como ocorreu durante o governo petista do ex-presidente Lula, são boas administradoras do capital financeiro. Ele ressaltou, porém, que este setor não aceita ser administrado pela esquerda.

Por esta razão, Mascaro defender que a “matriz teórica” da esquerda, “reformista, conservadora, institucionalista e defensora da ordem”, precisa ser alterada para promover um embate contra o capital financeiro e o imperialismo. Desta forma, para o jurista, será possível mudar o Brasil.

“A matriz teórica da esquerda do Brasil foi reconstituída na década de 1980 para ser uma matriz reformista, conservadora, institucionalista e defensora da ordem. Se nós observarmos as lógicas filosóficas que animam o PT desde a raiz, 90% são em defesa das instituições. Então o PT evitou falar de imperialismo, evitou falar de enfrentamento total ao capital. O PT administrou muito bem o capital, ele é um bom administrador, a esquerda administrou muito bem, como Vargas foi um excelente administrador, só que o capital não quer a esquerda, o capital não quer ser administrado por quem não tem cara de capital. Então depois de passar tudo isso, tendo sido no pós-ditadura militar o melhor governante, o Lula percebe que ele é mandado para a cadeia, ele percebe que alguma coisa tem de errado. O que se pode concluir disso: que talvez seja fundamental estabelecer esse choque de mudança teórica nas esquerdas institucionais do País, efetivamente mudar o padrão”, falou.

Inscreva-se na TV 247 e assista à análise de Alysson Mascaro na íntegra:

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247