CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Entrevistas

“Discutir o imperialismo inglês é um direito da Venezuela", diz Genoino

Ex-presidente do PT afirmou que a disputa por Essequibo entre Venezuela e Guiana está relacionada à monopolização americana do petróleo. "Disputa de riquezas". Assista na TV 247

José Genoino (Foto: Diógenis Santos/Agência Câmara)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino abordou em entrevista à TV 247 a disputa territorial entre Venezuela e Guiana pela região de Essequibo. Genoino enfatizou que o debate em torno do passado colonialista na América do Sul e das questões de soberania é um direito legítimo da Venezuela, mas ressaltou que isso não implica necessariamente em planos de anexação por parte do governo venezuelano sob a liderança de Nicolás Maduro.

“É um direito da Venezuela discutir a partir de um direito de soberania, um direito nacional, de uma região que foi dominada pelo imperialismo inglês e depois americano, onde houve também disputa pelo imperialismo francês. Essa discussão não é nova. Ela tem uma história, que aconteceu em vários momentos. Em determinado momento da história, os Estados Unidos quase aceitaram a anexação de Essequibo para a Venezuela. Por um detalhe isso não aconteceu”, explicou Genoino.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ex-deputado ressaltou a importância de trazer à luz do dia esses episódios históricos, destacando que o surgimento da atual disputa está intimamente relacionado à descoberta de reservas de petróleo na região. Ele mencionou a empresa norte-americana ExxonMobil, que monopoliza a exploração petrolífera na faixa equatorial, o que tem gerado tensões.

"Isso veio à tona por causa da disputa de riquezas, da nova geopolítica mundial. Evidentemente que se não tivesse sido descoberto petróleo naquela faixa equatorial não teria essa repercussão, mas tem porque há uma empresa norte-americana que explora de maneira única e monopolista o petróleo da região", avaliou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO