HOME > Entrevistas

"Indicação de Gonet é um recado de autonomia de Lula ao MP", diz Marcelo Uchôa

Segundo o jurista, a indicação de Gonet representa um avanço no sentido de que Lula rejeitou a lista tríplice. "Lula demonstrou autonomia". Assista

"Indicação de Gonet é um recado de autonomia de Lula ao MP", diz Marcelo Uchôa (Foto: Divulgação | ABR)

247 - O jurista Marcelo Uchôa disse em entrevista à TV 247 que a indicação, pelo presidente Lula, de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República é compreensível politicamente, uma vez que facilita a aprovação do indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Flávio Dino.

Segundo Uchôa, o perfil conservador de Gonet é bem visto no Senado e pode afastar as possibilidades de a extrema direita reclamar muito na sabatina de Dino. No entanto, isso não significa que Gonet seja uma figura aceitável para os progressistas, considerando seu histórico jurídico.  

"A indicação de Gonet é um recado ao MP foi um xadrez jogado para permitir que a entrada de Dino se desse com mais fluidez. Haverá quem seja contra a ida do Dino por pirraça e molecagem. A extrema direita vai fazer pirraça, e o Gonet é o contrário. A leitura social dele não corresponde à minha leitura. Lamento que o PGR seja desse tipo, o MP precisa ser um órgão transformador da sociedade. A República perdeu isso, mas tem um acerto", disse Uchôa. 

Ele ainda afirmou que a indicação de Gonet representa um avanço no sentido de que Lula rejeitou a lista tríplice, dando um recado claro ao Ministério Público: "Do ponto de vista da garantia da democracia, o Lula não errará. Mas ele não será um PGR social. O Lula deu um recado ao MP. A lista foi rejeitada, a autonomia garante o direito de fazer a discussão em outro patamar. O grupinho que se acercou do poder no MP foi a Lava Jato, e não podemos mais admitir isso".