CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Entrevistas

Jones Manoel: a periferia tem o maior potencial revolucionário contra o sistema capitalista

Para o historiador pernambucano, o século XX, como a era das revoluções, tem suas principais raízes refletidas nas periferias de países emergentes

Jones Manoel (Foto: Reprodução | Fernando Frazão/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O historiador e Youtuber Jones Manoel, em evidência maior na internet nas últimas semanas depois de uma entrevista de Caetano Veloso que citou seu nome na TV Globo, acredita que a periferia é o local com maior potencial revolucionário contra o sistema capitalista.

A fala do historiador da periferia de Recife, Pernambuco, aconteceu durante sua participação em uma live com a jornalista Heloísa Villela no canal de Eduardo Moreira. Jones Manoel é também professor de História, mestre em Serviço Social, educador e comunicador popular, além de militante comunista do PCB.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para ele, o século XX, como a era das revoluções, tem suas principais raízes refletidas nas periferias de países emergentes. “Há um ciclo de revoluções que começou com a Revolução Mexicana, Revolução Russa, Revolução Chinesa, Revolução Coreana, Revolução Vietnamita, etc.”

De fato, as lutas revolucionárias na periferia do capitalismo sempre foram as mais ousadas, libertadoras e anticapitalistas. Foi assim historicamente em outros países como Haiti, Cuba, Nicarágua e, mais recentemente, nas lutas anticoloniais na África e Curdistão, ele lembra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas para que novas lutas tenham maior sucesso política, explica Jones, é necessário que passem por dois processo muito importantes. “É necessário que haja uma solidariedade mundial entre os países e um fortalecimento do enfrentamento do centro do sistema [capitalista] para paralisar as suas capacidades de atuação.”

Assista à entrevista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO