‘Racismo reverso é mais uma mentira homérica e histórica’, diz Douglas Belchior

“Nós temos uma história que nos fez chegar até aqui, não é possível afirmar que essa história seja ao contrário do que a gente conhece”, disse à TV 247 o professor e historiador Douglas Belchior, afirmando que racismo reverso só existiria caso houvesse uma história reversa. Assista

Douglas Belchior
Douglas Belchior (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O historiador, professor e cofundador da Uneafro Douglas Belchior, militante do movimento negro em São Paulo, rebateu na TV 247 qualquer ideia acerca da existência de racismo reverso no Brasil. Segundo Belchior, esta é mais uma mentira que paira sobre o País.

“O Brasil é um País de grandes, homéricas e históricas mentiras. Nós estamos em um País que tem uma parte da população que professa a terra plana, é disso que se trata. Você quer uma mentira mais bem construída do que a ideia de democracia racial? Ou que a ideia propagada aos quatro cantos no mundo de que o Brasil seria uma experiência bem-sucedida de mistura de raças, uma vez que aqui isso não gerou conflito e tudo aconteceu harmonicamente? Se tem uma coisa no Brasil que não é harmônica, é a relação racial entre os grupos raciais brasileiros. Mas essa mentira, essa construção educou a todos, e ela educa a todos, de maneira que a afirmação de que existe racismo reverso é mais uma dessas mentiras muito bem colocadas nesse contexto e nesse momento da história”, falou.

Douglas Belchior explicou que racismo reverso só existiria caso a história do Brasil, calcada na violência e na exploração contra o povo negro, fosse também reversa. “Eu até li um texto dias atrás que trazia uma manchete que para mim responde isso. Para existir racismo reverso, teria que existir uma história reversa, e isso não é possível. Então essa é a resposta. Nós temos uma história que nos fez chegar até aqui, não é possível afirmar que essa história seja ao contrário do que a gente conhece. Não foram as lideranças ou os desbravadores africanos que ocuparam a nossa terra cheia de pessoas brancas e estupraram as mulheres brancas”.

Inscreva-se na TV 247 e assista à fala de Douglas Belchior na íntegra:

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247