CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Entrevistas

TV 247 entrevista startup brasileira que leva água potável para palestinos em Gaza

Tecnologia brasileira leva água potável para palestinos

(Foto: Divulgação )
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Hoje, 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável. Pensando nisso, em 2019, empreendedores brasileiros, em parceria com duas universidades de renome - USP (Universidade de São Paulo) e Ufscar (Universidade de São Carlos) - desenvolveram uma solução prática e eficiente que possibilita a purificação de até 5.760 litros de água por dia: cerca de 4 litros por minuto, levando água potável para regiões sem rede de distribuição.

O equipamento é capaz de transformar água doce vinda de chuvas, rios, poços, represas, açudes e lagos em água potável, eliminando 100% de vírus e bactérias, e reduzindo em 95% a turbidez da água. A solução pesa apenas 15 quilos e uma unidade consegue abastecer até 100 pessoas - considerando que cada uma consome até 50 litros por dia, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O episódio “Futuro da Água e Tecnologia Brasileira em Gaza” do Programa “Sociedade do Amanhã”, na TV 247, debaterá sobre o acesso à água potável no Brasil e no mundo e como podemos efetivamente universalizar esse acesso básico.

No âmbito nacional, em parceria com a associação Secoya, a startup fez a instalação de um sistema de filtragem na aldeia Taracoa, do povo yanomami, no Amazonas (AM), perto do rio Marruá, e ajudou a população local. Outro exemplo é o Projeto Nascente, que teve como finalidade garantir saneamento básico aos moradores da Ilha do Bororé, localizada às margens da represa Billings, em São Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A empresa também foi a responsável pelo envio de mais de 150 purificadores para a faixa de Gaza, onde mais de 600 mil pessoas ficaram sem água potável devido ao corte de fornecimento de água na região.

Neste ano, a expectativa é que o Projeto Água Boa Nas Escolas, que possibilita uma melhor estrutura hídrica no ambiente escolar por meio da instalação do aparelho, amplie a rede de atendimento, possibilitando água potável para diversas escolas do país. Atualmente, segundo o Censo Escolar de 2023, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de um milhão de estudantes matriculados em 7,7 mil colégios brasileiros estão sem acesso à água potável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O programa “Sociedade do Amanhã” é conduzido todos os sábados, às 17h, pela jornalista Beatriz Bevilaqua, que tem passagens como colunista pelo MIT Technology Review. O objetivo a cada episódio é cobrir o universo da tecnologia e as principais transformações da sociedade nas últimas décadas com uma perspectiva sobre o nosso futuro.

Assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO