HOME > Entrevistas

TV 247 entrevista startup brasileira que leva água potável para palestinos em Gaza

Tecnologia brasileira leva água potável para palestinos

TV 247 entrevista startup brasileira que leva água potável para palestinos em Gaza (Foto: Divulgação )

247 - Hoje, 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável. Pensando nisso, em 2019, empreendedores brasileiros, em parceria com duas universidades de renome - USP (Universidade de São Paulo) e Ufscar (Universidade de São Carlos) - desenvolveram uma solução prática e eficiente que possibilita a purificação de até 5.760 litros de água por dia: cerca de 4 litros por minuto, levando água potável para regiões sem rede de distribuição.

O equipamento é capaz de transformar água doce vinda de chuvas, rios, poços, represas, açudes e lagos em água potável, eliminando 100% de vírus e bactérias, e reduzindo em 95% a turbidez da água. A solução pesa apenas 15 quilos e uma unidade consegue abastecer até 100 pessoas - considerando que cada uma consome até 50 litros por dia, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O episódio “Futuro da Água e Tecnologia Brasileira em Gaza” do Programa “Sociedade do Amanhã”, na TV 247, debaterá sobre o acesso à água potável no Brasil e no mundo e como podemos efetivamente universalizar esse acesso básico.

No âmbito nacional, em parceria com a associação Secoya, a startup fez a instalação de um sistema de filtragem na aldeia Taracoa, do povo yanomami, no Amazonas (AM), perto do rio Marruá, e ajudou a população local. Outro exemplo é o Projeto Nascente, que teve como finalidade garantir saneamento básico aos moradores da Ilha do Bororé, localizada às margens da represa Billings, em São Paulo.

A empresa também foi a responsável pelo envio de mais de 150 purificadores para a faixa de Gaza, onde mais de 600 mil pessoas ficaram sem água potável devido ao corte de fornecimento de água na região.

Neste ano, a expectativa é que o Projeto Água Boa Nas Escolas, que possibilita uma melhor estrutura hídrica no ambiente escolar por meio da instalação do aparelho, amplie a rede de atendimento, possibilitando água potável para diversas escolas do país. Atualmente, segundo o Censo Escolar de 2023, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de um milhão de estudantes matriculados em 7,7 mil colégios brasileiros estão sem acesso à água potável.

O programa “Sociedade do Amanhã” é conduzido todos os sábados, às 17h, pela jornalista Beatriz Bevilaqua, que tem passagens como colunista pelo MIT Technology Review. O objetivo a cada episódio é cobrir o universo da tecnologia e as principais transformações da sociedade nas últimas décadas com uma perspectiva sobre o nosso futuro.

Assista: