André Fufuca diz que eSports são esportes e que pasta terá diretoria voltada ao setor
"Movimenta uma quantidade absurda de pessoas", disse o ministro sobre jogos eletrônicos
247 - O novo ministro do Esporte, André Fufuca, avalia que os jogos eletrônicos, os chamados eSports, são esportes. Ele afirma que a pasta vai ter uma diretoria focada no tema, com o nome de e-sports. "Lógico [que é esporte]. Veja a quantidade de pessoas que pratica isso. Tem cada evento aí. Tem [campeonato] mundial, tem tudo. E movimenta uma quantidade absurda de pessoas", diz em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu "muito empenho" à frente da pasta. "É uma área que ele tem uma preocupação muito grande. E pediu que a gente pudesse avançar alguns programas que ele considera muito importantes que deram certo no passado. Um exemplo é o programa do segundo tempo, a democratização do esporte de qualidade, ou seja, a estrutura básica que várias cidades do país não têm, como também povoados, distritos quilombolas, aldeias", acrescenta.
"É um projeto que nós devemos lançar, a gente vai brigar pela vaga de 2027 do mundial feminino de futebol, será um dos nossos objetivos", afirmou.
