CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Esporte

Flamengo diz que recebeu suspensão de Gabigol com 'surpresa' e vai recorrer na Suíça

Clube argumenta que não houve qualquer tipo de fraude, tampouco tentativa, que justifique a punição aplicada ao atleta

Gabriel Barbosa, o Gabigol (Foto: Gilvan de Souza / CRF)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Clube de Regatas do Flamengo emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira (25) em resposta à decisão da Justiça Desportiva Antidopagem que suspendeu o atacante Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, por dois anos devido a uma suposta fraude no exame antidoping. A decisão, que foi tomada por 5 votos a favor e 4 contra, pegou o clube de surpresa.

Diante da decisão, o Flamengo manifestou sua discordância e afirmou que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça. O clube argumenta que não houve qualquer tipo de fraude, tampouco tentativa, que justifique a punição aplicada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada", diz a nota oficial do Rubro-Negro carioca.

Segundo informações divulgadas pelo Globo Esporte (ge), o jogador foi acusado de dificultar a realização de um exame antidoping surpresa no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo. A denúncia afirma que Gabigol não compareceu para realizar o exame antes do treino, como seus colegas fizeram, e só concordou em fazê-lo após o almoço. Além disso, durante a coleta de urina, o atleta teria entregue o pote aberto, contrariando as orientações recebidas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O jogador responde pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata de "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle" e prevê uma punição que varia de 1 a 4 anos sem poder jogar. A suspensão de dois anos teria início a partir da data da infração, em abril do ano passado, o que significa que Gabigol só poderia retornar aos gramados em 8 de abril de 2025.

Agora, caberá à CAS analisar o recurso e tomar uma decisão final sobre o caso. Enquanto isso, Gabigol permanecerá afastado das competições esportivas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO