HOME > Esporte

Verstappen vence campeonato de F1 na última volta

Max Verstappen da Red Bull venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi e seu primeiro título de Fórmula 1 com uma ultrapassagem na última volta

Max Verstappen, da Red Bull, comemora vitória no GP de Abu Dhabi e título da F1 12/12/2021 (Foto: REUTERS/Kamran Jebreili)

(Reuters) - Max Verstappen da Red Bull venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi e seu primeiro título de Fórmula 1 com uma ultrapassagem na última volta no domingo para negar ao rival do campeonato Lewis Hamilton a oitava coroa em uma corrida cheia de polêmica.

A equipe da Mercedes de Hamilton conquistou o título de construtores por um oitavo ano consecutivo sem precedentes, mas Verstappen, de 24 anos, garantiu que não fosse outra dobradinha.

A corrida do final da temporada começou e terminou com uma discussão - lágrimas de alegria de um lado e raiva do outro, Mercedes furiosa com o diretor da corrida Michael Masi quando o título de pilotos desapareceu tão perto da bandeira quadriculada.

A Red Bull disse que precisava de um milagre para vencer, já que Hamilton se dirigia para o título e uma intervenção tardia no safety car proporcionou essa oportunidade.

Com uma volta de corrida para o final e o piloto holandês com pneus mais frescos, Verstappen perseguiu Hamilton e fez a jogada.

"É uma loucura", disse o primeiro campeão mundial holandês que começou o dia na pole position e empatou com Hamilton e cujas esperanças diminuíram e aumentaram com a intervenção dos comissários.

"Isso é inacreditável, pessoal! Podemos fazer isso por mais 10-15 anos juntos", disse ele no rádio.

"Precisávamos de um pouco de sorte e conseguimos", disse o chefe da equipe, Christian Horner.

Verstappen terminou a temporada com dez vitórias contra oito de Hamilton, tendo também liderado mais voltas e conseguido mais poles e pódios.

Carlos Sainz da Ferrari terminou a corrida em terceiro lugar.