20 anos do Dream Team

A seleo americana de basquete pode repetir, nas Olimpadas de 2012, o feito da gloriosa equipe de Michael Jordan e companhia

20 anos do Dream Team
20 anos do Dream Team (Foto: Lucy Nicholson/REUTERS )

Cassius Oliveira_247 - No início dos anos 90, os Estados Unidos fizeram a melhor seleção de basquete de todos os tempos: o Dream Team, time dos sonhos. Nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona, a equipe americana era formada por jogadores considerados verdadeiras lendas da história do basquete. Craques como Michael Jordan (Chicago Bulls), Magic Johnson (Los Angeles Lakers) e Scottie Pippen (Chicago Bulls) também encantavam espectadores nas quadras da NBA, principal torneio de basquete do mundo.

Em nenhum jogo o Dream Team venceu por menos de 30 pontos de diferença, e a equipe deu um verdadeiro show em território espanhol. A constelação do basquete era então dirigida pelo fabuloso técnico Chuck Daly, vencedor de dois campeonatos da NBA pelo Detroit Pistons.

(clique para ampliar)

Vinte anos depois, a seleção tem a chance de repetir o feito. Na lista dos jogadores pré-convocados para as Olimpíadas de Londres, anunciada em janeiro pelo treinador Mike Krzyzewski, estão craques como LeBron James (Miami Heat) e Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), principais estrelas da NBA.

Vários dentre os outros jogadores selecionados, talvez menos conhecidos do público brasileiro, podem igualar ou até superar o desempenho do Dream Team de 92. É o caso dos armadores Chris Paul (Los Angeles Clippers) e Derrick Rose (Chicago Bulls), do ala-armador Dwyane Wade (Miami Heat), dos alas Carmelo Anthony (New York Knicks), Kevin Durant (Oklahoma City Thunder) e Lamar Odom (Dallas Mavericks) e dos pivôs Tyson Chandler (New York Knicks) e Dwight Howard (Orlando Magic). A maior ausência seria a do armador Rajon Rondo (Boston Celtics). O talentoso jogador pediu dispensa da preparação americana para o Mundial da Turquia -- o motivo seria um desentendimento com o treinador.

(clique para ampliar)

Brasil

Capitaneada por Marcelinho Huertas e Guilherme Giovanonni, a seleção brasileira terá um amistoso contra os americanos em julho. O jogo servirá de preparação para Londres. Nas Olimpíadas de 92, o Brasil de Oscar Schmidt enfrentou o Dream Team, mas os brasileiros não foram páreo para o "trator" americano, que venceu por 127 a 83 na primeira fase da competição.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247