8 dos 20 futuros subprefeitos de Doria vêm do governo Alckmin

O vice-prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), anunciou 20 dos 32 futuros subprefeitos de Doria; oito são ligados ao governo de Geraldo Alckmin (PSDB); o indicado para a prefeitura regional da Sé, Eduardo Odloak, foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa quando era subprefeito da Mooca

Alckmin subprefeitos Doria
Alckmin subprefeitos Doria (Foto: Giuliana Miranda)

Da Rede Brasil Atual

O vice-prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), anunciou ontem 20 dos 32 futuros subprefeitos que vão tomar posse em janeiro de 2017. Oito são ligados ao governo de Geraldo Alckmin (PSDB), padrinho político do prefeito eleito João Doria, também tucano. O indicado para a prefeitura regional da Sé, Eduardo Odloak, foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa quando era subprefeito da Mooca, na gestão José Serra (PSDB), em 2006. Segundo informações do jornal O Estado de S.Paulo, ele manteve um shopping aberto irregularmente.

A situação contradiz a fala do vice-prefeito, durante o anúncio, de que teriam sido escolhidos nomes sem influência partidária, cujo primeiro critério era ter ficha limpa. “Dentro desses critérios, inúmeras pessoas mandaram currículo e se apresentaram como candidatos. Não houve apontamentos por parte de Dória, se esse ou aquele deveria contemplar vereador A ou B”, disse Covas.

Além disso, a indicação política tem aparecido na relação dos nomes que compõem a equipe de governo, com vários deles saídos da gestão Alckmin, de empresas ou secretarias estaduais. Isso já estava demonstrado entre os secretários, com os dois administradores da pasta da Saúde, David Uip (secretário) e Wilson Polara (secretário adjunto) atuando na gestão Doria – Polara será o secretário Municipal da Saúde e Uip o presidente do Conselho de Gestão da pasta.

O futuro subprefeito de Guaianases, Antonio Eduardo dos Santos, atua na Casa Civil do governador. Coordenador da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria da Educação, Benedito Mascarenhas Louzeiro será subprefeito da Vila Mariana. Outros são militantes formados no partido, como o escolhido para coordenar a subprefeitura de Pinheiros, Paulo Mathias, que já liderou a juventude tucana e foi coordenador da campanha de Doria.

Outros nomes são: Júlio Carreiro (Cidade Ademar), assistente-técnico na Diretoria de Gestão da Cetesb; Oziel Evangelista de Souza (Cidade Tiradentes), trabalha no Catavento Cultural e Educacional, criado na gestão Serra; Carlos Fernandes (Lapa), coordenador de Tecnologia da Informação na Secretaria da Agricultura; Ivan Lima (Pirituba), trabalha na Companhia Paulista de Obras e Serviços; Roberto Arantes Filho (Santo Amaro) coordenador de Relações Institucionais na Secretaria de Transportes Metropolitanos.

Dois nomes têm atuação na segurança pública estadual. A delegada de polícia aposentada Rosmary Corrêa vai administrar a administração regional de Santana. Atualmente, é presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina. O major da reserva da PM Jurandir Junqueira Júnior vai atuar na Penha. Ele foi assessor especial da presidência da São Paulo Turismo (SPTuris).

Dois nomes atuaram nas gestões do ex-governador Mário Covas. O arquiteto Luiz Carlos Frigerio (Aricanduva), que foi assessor especial na gestão de Covas na prefeitura da capital (1983-1986). E Paulo Vitor Sapienza (Butantã) foi Coordenador do SOS Criança na primeira gestão de Covas no estado (1995-2001).

Os demais futuros subprefeitos são: Benedito Gonçalves Pereira (Sapopemba), que já trabalhou nas secretarias de Abastecimento e de Administrações Regionais; Edson Marques (São Miguel), assessor parlamentar na Assembleia Legislativa; Fernando Elias Alves de Melo (São Mateus), funcionário de carreira da administração regional que já exerceu o cargo na gestão do atual prefeito Fernando Haddad (PT); Eduardo Cerveira Rosmaninho (Perus), que presidiu a Sociedade de Amigos da Vila Jaguará por dez anos.

Rita de Cassia Corrêa Madureira, que atua na área de responsabilidade social da Camargo Corrêa, será a subprefeita de M’Boi Mirim; Alexandre Baptista Pires (Jaçanã), fundador do Rotaract na região; e José Denycio Pontes Agostinho, que vai coordenar a subprefeitura de Itaim Paulista.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247