“A gente vai ter mais uma empresa automobilística”

Garantiu o governador Jaques Wagner em seu programa de rádio nesta terça ao falar sobre a implantação da Jac Motors no estado; empresa suspendeu instalação na Bahia devido ao aumento de 30 pontos percentuais no IPI para carros importados e a alta do dólar

“A gente vai ter mais uma empresa automobilística”
“A gente vai ter mais uma empresa automobilística” (Foto: Divulgação)

Bahia 247

No programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira, Jaques Wagner, afirmou que não há nenhum obstáculo para que o governo federal publique um decreto que permita à empresa Jac Motors deixar de ser importadora e começar a produzir os carros no Brasil. "Eu tenho certeza de que a presidenta Dilma, focada em desenvolver a nossa região, publicará esse decreto, e a gente vai ter mais uma empresa automobilística, aqui, na Bahia, em Camaçari", disse o governador.

A suspensão da implantação da Jac Motors na Bahia, anunciada nesta segunda-feira (30), afeta a geração de cerca de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos, segundo o Governo da Bahia. Para a suspensão da fábrica, cujo investimento era estimado em R$ 900 milhões, a montadora justificou a inviabilidade causada pelo aumento de 30 pontos percentuais no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados e a alta do dólar. O projeto seria instalado no Polo Industrial de Camaçari, região metropolitana de Salvador.

"Eu já fui à China e já vieram aqui [estado] os empresários chineses que são donos da marca JAC Motors. Toda a parte que é responsabilidade do Estado da Bahia está desenvolvendo e acontecendo", garantiu Jaques Wagner.

Empregos

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego revelam que a Bahia apresentou no primeiro semestre deste ano o melhor desempenho na apuração de vagas formais no Nordeste, com destaque para o interior do Estado. O assunto também foi abordado pelo petista durante o programa.

"Pela primeira vez, a participação do interior foi maior do que a de Salvador. Apesar do ano duro, nós tivemos um acumulado de 30.300 empregos durante o primeiro semestre de 2012", disse o governador.

Para ele, a participação do interior na geração de emprego deve ser comemorada. "Temos essa preocupação de diversificar, de levar para o interior o crescimento, o desenvolvimento, o aumento da qualidade de vida". Segundo Wagner, o Estado faz um grande esforço para atrair mais investidores na indústria, comércio, turismo e nas obras de infraestrutura.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247