"A responsabilidade é de todos", diz João Paulo
Em meio aos protestos que ocorrem no País clamando por melhorias na execução das políticas públicas em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana, o deputado federal João Paulo (PT-PE) afirmou que as medidas a serem tomadas não devem partir somente do Governo Federal; "Não temos a ilusão de que essa responsabilidade é só do PT", disse
PE247 – A responsabilidade pela melhoria da prestação de serviços públicos não é apenas do PT. Esta é a avaliação do deputado federal João Paulo (PE). Em meio aos protestos que ocorreram em nível nacional clamando por melhorias na execução das políticas públicas em áreas como, saúde, educação e mobilidade urbana, o petista afirmou que as medidas a serem tomadas não devem partir somente do Governo Federal. "Não temos a ilusão de que essa responsabilidade é só do PT. Nós atacamos muitos desses problemas que estão sendo colocados nas ruas", declarou.
De acordo com o parlamentar, se antes o povo pedia melhores condições financeiras, após os programas de transferência de renda iniciados no Governo Lula, a sociedade passou para um novo patamar, ao pedir mais eficácia na execução de políticas públicas. "Essas reivindicações rebateram em todos os governos (Federal, estaduais e municipais). Com toda a política de inclusão social, feita na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as pessoas passaram para um patamar de reclamar pela qualidade dos serviços", declarou João Paulo.
Em pronunciamento que foi ao ar na última sexta, em rede nacional, a presidente Dilma disse que receberá representantes de diversos movimentos para debater as ações que serão colocadas em pauta. Na ocasião, chefe do Executivo federal afirmou estar disposta a ouvir o que a população tem a dizer. "Eu quero repetir que o meu governo está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança. Quero dizer a vocês que foram pacificamente às ruas: estou ouvindo vocês!", pontou. A presidente disse, também, que não iria ser transigente com os atos de vandalismo nas ruas.
Para João Paulo, o pronunciamento mostrou que o governo está seguindo a direção certa, ao buscar o diálogo. Os protestos mobilizaram 1,25 milhão de pessoas em todo o país, na última quinta-feira (20), chegando, também, em várias cidades do interior e se alastraram para o final de semana. O Recife, por exemplo, teve quatro dias seguidos de protesto.
Por sua vez, o ex-prefeito da capital pernambucana, João da Costa, que sucedeu João Paulo no comando da Prefeitura do Recife (PCR) e é principal desafeto político do seu xará, afirmou que as críticas dos manifestantes não tiveram como alvo um gestor ou gestora, porém o Governo Federal tem a tarefa de vir a público se pronunciar.
"Nós estamos falando de lutas que também são do PT, mas que levam tempo para se materializarem. Acontece que na democracia nem tudo é consenso. O fato de a presidente ter chamado prefeitos, governadores e querer discutir com os manifestantes mostra que ela está no caminho certo", complementou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: