Abreu e Lima é autorizada a iniciar operações

Depois de uma longa espera, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) concedeu a licença necessária para o início das operações da refinaria da Petrobras Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Pernambuco; apesar da autorização, a unidade irá operar com restrição nos volumes produzidos, chegando a um volume máximo de 39%

Construção do sistema de tochas da Refinaria Abreu e Lima
Construção do sistema de tochas da Refinaria Abreu e Lima (Foto: Paulo Emílio)

Pernambuco 247 - Depois de uma longa espera a Agência Nacional de Petróleo (ANP) concedeu a licença necessária para o início das operações da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Pernambuco. Apesar da autorização, a unidade irá operar com restrição nos volumes produzidos, chegando a um volume máximo de 39%.

A restrição se deve ao fato da Petrobras, responsável pelo empreendimento, não ter concluído a construção da unidade SNOX, que atua na remoção dos gases poluentes resultantes do processo de refino do petróleo.

A Rnest, que está com 96% de suas obras concluídas, deverá receber investimentos totais da ordem de U$ 18,5 bilhões, segundo a presidente da Petrobras, Graça Foster. Quando estiver em plena operação, a refinaria poderá processar até 230 mil barris de petróleo/dia.

O chamado Trem 1, primeira unidade operacional, possui capacidade para processar 115 mil barris diários, mas inicialmente atuará com base em apenas 45 mil barris em função da não implantação da unidade SNOX. O cronograma inicial previa o início pleno do Trem 1 para o dia 4 deste mês. A Rnest encontra-se atualmente em fase de pré-operação.

A construção da Rnest foi marcada por sucessivos atrasos e pelo constante aumento nos custos de. A refinaria, orçada inicialmente em US$ 2,5 bilhões, deverá custar cerca de US$ 18,5 bilhões. As obras foram iniciadas há sete anos. O empreendimento está na mira de investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) e é um dos alvos centrais da Operação Lava Jato da Polícia Federal, que investiga denúncias de desvios e corrupção na Petrobras.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247