Acerte a bússola da sua carreira

A graduao universitria j no mais suficiente para evoluir profissionalmente. Saiba como utilizar uma especializao ou um MBA a favor do seu futuro

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Por Márcio Kroehn_247 – Um dos pontos mais importantes para crescer profissionalmente é manter-se atualizado. Cursos de pós-graduação, como o Master Business Administration (MBA), o mestrado ou a especialização em uma área específica, parecem ser o caminho natural para quem conquistou o grau universitário e quer aumentar seus ganhos mensais. Mas qual é a melhor opção e, principalmente, como escolher esse próximo passo? Não há dúvida que um título de quarto grau no currículo pode melhor suas credenciais para a disputa de uma vaga no competitivo mercado de trabalho, mas é preciso ter um propósito a perseguir. E, principalmente, definir o que fará sentido para a sua carreira.

Muitas pessoas erram ao procurar uma pós-graduação qualquer, sem pensar no que ela vai acrescentar para a vida profissional. No mercado de trabalho, as empresas querem utilizar as lições práticas de tudo o que está no seu currículo, seja a língua estrangeira, a graduação e os cursos destacados. Por isso, cuidado ao desperdiçar tempo e dinheiro apenas para mostrar uma característica que nem você dá importância. “Muitas pessoas procuram uma pós-graduação sem ter um propósito. Mas é preciso pensar se o curso escolhido vai fazer diferença para toda a sua carreira”, diz Julio Cardozo, consultor de carreiras e presidente da consultoria que tem o seu nome. Nesses casos, o melhor a fazer é se perguntar: para que eu necessito estudar e conseguir um diploma de conclusão?

Algumas empresas colaboram para esse movimento ao disponibilizar bolsas de estudo para quem fizer cursos de pós-graduação indicados por ela. Como é um benefício, muitos funcionários cumprem esse período de estudos como se fosse obrigação. Mas esse erro pode provocar uma estagnação profissional. Sem motivação para aprender, o crescimento dentro de uma companhia pode ser adiado. E o objetivo de ver o salário aumentar será adiado. Por isso, até nesse momento é essencial ter cuidado e pensar no seu futuro. É fundamental encarar esse passo como um objetivo de vida. A indicação é unir os interesses corporativos aos da sua carreira para fazer as duas partes felizes. “A universidade não pode ser a última fronteira, mas é preciso descobrir o que faz sentido para a sua carreira na pós-graduação e não apenas para o empregador”, afirma Cardozo.

Antes de fazer a matrícula em uma pós-graduação, saiba que é possível provocar uma mudança na sua carreira. Não há idade que o impeça de repensar o seu futuro. Os especialistas calculam que metade da população empregada questiona a opção profissional ao passar dos 40 anos e um terço consegue trocar de profissão. Se a sua escolha não traz felicidade, se escolheu uma função pelo retorno financeiro ou se pretende aproveitar o novo momento econômico do Brasil para mudar o rumo do seu trabalho, o seu plano B deve ser aplicado nesta ocasião. Mas não é errado mudar de rumo? “Claro que não. Mas é fundamental ir atrás das novas oportunidades, aproveitar o momento do mercado e estar decidido”, diz Olavo Henrique Furtado, coordenador de pós-graduação e MBA da Trevisan Escola de Negócios. O País passa por uma carência de mão de obra qualificada que cria oportunidades na maioria das carreiras. Esteja preparado para acertar a sua bússola.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email