ACM promete melhorar trânsito com 'semáforos inteligentes'
O prefeito ACM Neto anunciou nesta segunda-feira o início da operação dos primeiros 88 'semáforos inteligentes' em Salvador; ele disse que a Transalvador já fazia o monitoramento de diversos pontos de tráfego mais intenso, o que permitia que os agentes e técnicos pudessem fazer intervenções "muito mais ágeis"; "Agora, vamos ter um elemento que fará toda a diferença nessa tarefa. O grande ganho é poder fazer uma programação semafórica que esteja adequada com a demanda que existe hoje e o desejo de deslocamento em Salvador. O sistema reconhece a demanda maior em uma determinada via e ajusta o tempo de abertura e fechamento do tráfego", afirmou ACM Neto
Bahia 247 - O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou nesta segunda-feira (8) o início da operação dos primeiros 88 'semáforos inteligentes' em Salvador, nos pontos mais movimentados da cidade. Ele disse que a Transalvador já fazia o monitoramento de diversos pontos de tráfego mais intenso, o que permitia que os agentes e técnicos pudessem fazer intervenções "muito mais ágeis nos pontos mais críticos" de tráfego.
"Agora, vamos ter um elemento que fará toda a diferença nessa tarefa. O grande ganho é poder fazer uma programação semafórica que esteja adequada com a demanda que existe hoje e o desejo de deslocamento em Salvador. O sistema reconhece a demanda maior em uma determinada via e ajusta o tempo de abertura e fechamento do tráfego", afirmou ACM Neto.
O democrata também anunciou a segunda etapa do sistema, que elevará para 105 o número de semáforos controlados em tempo real. O investimento total será de quase R$14 milhões, totalmente oriundo de contrapartidas da iniciativa privada. "Essa medida é extremamente importante ao permitir à Prefeitura, principalmente nesse momento de crise econômica, continuar prestando serviços mantendo o equilíbrio das contas municipais", afirmou ACM Neto.
Funcionamento
Os equipamentos são interligados por uma rede composta por mais de 60 quilômetros de fibra ótica, permitindo a comunicação e ajuste em tempo real, levando em consideração o fluxo viário. Com a novidade, os condutores terão mais facilidade para transitar pelas ruas da capital baiana, visto que os equipamentos possuem a capacidade de se adequar às condições de mobilidade em cada trecho percorrido.
De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o sistema tem capacidade de sincronizar o tempo semafórico de forma automática, devido à tecnologia autoadaptativa, que permite adequação, em tempo real, às condições de tráfego do momento. Para tanto, é utilizado o registro de informações coletado em cada área, como o número de veículos que circulam naquela via em determinado momento, de forma a escolher os melhores tempos semafóricos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: