Aécio defende todo rigor na Lei Seca
Senador e ex-governador mineiro votou no ano passado por mais fiscalizao e punio e quer o mesmo agora. No ano passado, ele optou por no fazer o teste do bafmetro no Rio
Minas 247 - Flagrado ao optar por não fazer o teste do bafômetro, há um ano, no Rio, o senador e ex-governador Aécio Neves não se faz de rogado e defende as mudanças em estudo na Lei Seca, com mais fiscalização e punição para quem infrigi-la.
No início de abril do ano passado, Aécio ganhou as páginas de jornais e revistas, além de ter se tornado um dos mais populares na internet, de uma forma pouco comum em sua carreira política: o tucano teve a Carteira Nacional de Habilitação apreendida durante uma blitz da Lei Seca, numa madrugada de domingo, em 17 de abril do ano passado. Aécio chegou a ficar parado 3 horas no bairro do Leblon e ainda se recusou a fazer o teste do bafômetro. O episódio foi classificado até mesmo por aecistas como muito ruim para um político que quer chegar à presidência do país, como é o caso do senador mineiro – hoje, ele é o favorito dos tucanos para concorrer ao posto de Dilma em 2014.
De qualquer modo, justiça seja feita: Aécio votou favoravelmente ao Projeto de Lei do Senado 48/2011, que torna mais rigoroso o Código de Trânsito Brasileiro em relação a motoristas alcoolizados – o projeto atualmente está na Câmara.
Nesta quinta, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também defendeu modificações na lei, com mais sanções aos motoristas alcoolizados. Entre as mudanças pretendidas pelo governo está retirar da lei a dosagem alcoólica que caracterizaria o crime, além de permitir que uma pessoa em visível estado de embriaguez possa ser condenada e usar como provas depoimentos de testemunhas e vídeos.
Também o presidente da Câmara, Marco Maia, defende mudanças na lei que tragam maior rigor. Os três – Aécio, Cardozo e Maia – confrontam, dessa forma, a polêmica decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) esta semana, que aceitou apenas o bafômetro e o exame de sangue como atestados de embriaguez do motorista, excluindo provas testemunhais ou exame médico.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: