Aécio quer transparência nos empréstimos do BNDES

Presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG) pedirá informações sobre operações financeiras do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com outros países; "Estamos oficiando ao BNDES no sentido de que haja transparência nos financiamentos que essa instituição financeira tem dado a outros países, em especial Cuba e Angola, agora carimbados como transações secretas, de segurança nacional. Outras não são", disse

Aécio quer transparência nos empréstimos do BNDES
Aécio quer transparência nos empréstimos do BNDES

Minas247 - O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse, nesta quarta-feira, que o PSDB vai requerer oficialmente informações sobre empréstimos que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concedeu a governos de outros países e que são tratados como sigilosos pelo governo federal. Segundo o senador, o banco teve seu patrimônio reduzido em 38% entre 2011 e 2013.

"Estamos oficiando ao BNDES no sentido de que haja transparência nos financiamentos que essa instituição financeira tem dado a outros países, em especial Cuba e Angola, agora carimbados como transações secretas, de segurança nacional. Outras não são", disse o senador, que votou nesta quarta contra o perdão de uma dívida do Congo com o Brasil.

Aécio disse que, no momento em que há um clamor da população por mais transparência, nada justifica que essas operações financeiras sejam classificadas como sigilosas ou confidenciais. "O BNDES que, nos últimos anos, teve uma perda patrimonial de 38%, enquanto, no mesmo período, bancos privados tiveram um ganho, tiveram um acúmulo patrimonial em torno de 25% do seu patrimônio, é o mesmo banco que age de forma pouco clara, pouco cristalina", criticou.

O senador ressaltou que as informações do BNDES sobre essas operações, em especial aquelas feitas no exterior sob o carimbo do sigilo, são fundamentais para que o Senado possa analisar outros financiamentos.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247