HOME > Geral

Aecistas elegem o primeiro inimigo: José Serra

Senador mineiro grava esquetes para as propagandas regionais do PSDB pelo país, mas há muito tucano que duvida que SP usará o material; em BH, secretário de Anastasia e aecista de primeira hora decreta: “Se o Serra ganhar, é bom para nós. Se perder, também é bom”

Aecistas elegem o primeiro inimigo: José Serra (Foto: Edição/247)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Minas 247 - Mesmo pressionado pelas últimas pesquisas de opinião que dão popularidade recorde à presidenta Dilma Rousseff, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) já dá seus primeiros passos para tentar chegar ao Palácio do Planalto. Ele sabe que precisa ficar mais conhecido fora de Minas Gerais, principalmente nos estados do Nordeste, mas o grupo que o apoia sabe também que a primeira batalha é interna: vencer o rival José Serra, eterno presidenciável dos tucanos e candidato a prefeito de São Paulo este ano.

Sobre isso, aliás, nada poderia ser mais indicativo do que a frase do secretário de Ciência e Tecnologia do governo Anastasia, o também tucano Nárcio Rodrigues. “Se o José Serra ganhar, é bom para nós. Se o Serra perder, é bom para nós”, disse ele, um dos mais fervorosos aecistas em Minas, em referência à tentativa do ex-governador paulista de voltar à prefeitura paulistana. Para Nárcio, que é deputado federal licenciado para assumir o posto no governo mineiro, acredita que a disputa municipal em SP deixa o caminho livre para Aécio concorrer à presidência. “Ele (Serra) não pode ser candidato a tudo”, afirmou, durante a inauguração do BH-Tec, parque tecnológico da capital mineira. “Apoiamos o Fernando Henrique, o Mário Covas, o Alckmin e o próprio Serra. Agora, é importante que os paulistas nos devolvam o apoio.”

Mas, nos bastidores, aliados do senador mineiro avaliam que a candidatura de Serra em SP, pelo contrário, recoloca o tucano paulista na disputa pela candidatura a presidência em 2014. Por isso, a receita é colocar o ex-governador de Minas mais vezes na mídia, aumentando também seus compromissos partidários e conversas com aliados. Não foi à toa que Aécio publicizou há um mês sua ideia de percorrer os municípios do estado nas eleições de outubro, fazendo campanha para os aliados - aliás, não só em Minas. Segundo a coluna Painel, da jornalista Vera Magalhães, da Folha de S. Paulo, os aecistas, inclusive, estão incentivando Aécio a abraçar a causa municipalista, aproveitando a vaia recebida por Dilma esta semana, na 15ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O senador também já gravou esquetes para serem veiculadas nas propagandas regionais do PSDB pelo país. A expectativa é que sua imagem seja usada em vários estados, sobretudo os nordestinos, onde a força do PT é grande. O material já foi enviado para os diretórios estaduais - à boca pequena, aecistas duvidam que o de São Paulo vai usa-lo.

Fora do PSDB, Aécio também vai aumentar a interlocução com políticos aliados. Nesta sexta-feira, por exemplo, ele se encontra em Recife com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: