CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Aeroporto de Salvador pode ser privatizado

17 dos 20 maiores aeroportos do país operam acima da capacidade, afetados pelo crescimento de 230% no número de passageiros no sistema aeroportuário brasileiro entre 2005 e 2011; Aeroporto de Salvador está na lista dos que podem ser passados para iniciativa privada devido ao atraso nas obras de ampliação para a Copa do Mundo de 2014

Aeroporto de Salvador pode ser privatizado (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247 com Tribuna da Bahia

Segundo o coordenador de infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Campos Neto, a situação dos aeroportos brasileiros é preocupante, pois muitos não iniciaram as obras de ampliação prevendo o movimento de passageiros durante a Copa do Mundo de futebol, em 2014.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, o aeroporto da capital baiana, que ainda está na fase de projeto básico, pode ter as concessões leiloadas pelo governo federal.
A previsão é do presidente da Associação Nacional de Concessionárias de Aeroportos Brasileiros (Ancab), Mauro José Gandra, que afirmou existir a possibilidade de três aeroportos brasileiros terem as concessões leiloadas.

"Depois das concessões deste ano de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília à iniciativa privada, os aeroportos de Confins (MG), Salvador (BA) e o Galeão, no Rio de Janeiro, poderão ser os próximos a entrarem no leilão por conta da demora nas obras", revelou Gandra em um fórum para empresários do setor aeroportuário realizado na segunda-feira (6), em São Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O coordenador de infraestrutura do Ipea explica que por conta dos longos prazos para os trâmites burocráticos até o início das obras nos aeroportos, a estimativa atual é que as melhorias em locais como Garulhos, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador acabem em maio de 2014, um mês antes do início dos jogos.

"Qualquer atraso pode fazer com que os trabalhos não sejam entregues a tempo", ressalta Neto. Ainda segundo ele, 17 dos 20 maiores aeroportos do país operam acima da capacidade, afetados pelo crescimento de 230% no número de passageiros no sistema aeroportuário brasileiro entre 2005 e 2011.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O levantamento mostra que 85% dos grandes aeroportos do país têm superlotação. A necessidade de ampliação é urgente. Isso porque houve mudança metodológica do governo na contagem da capacidade máxima anual de passageiros", relata.

Como exemplo de crescimento, o aeroporto de Salvador há dois anos era o sexto mais movimentado do país, com mais de 7,6 milhões de passageiros. Em 2011 este número subiu para 8,3 milhões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Melhorias até 2013

De acordo com a Infraero, o aeroporto de Salvador terá mais balcões de check-in, que sairão das atuais 60 para 82 unidades, ampliação da área de desembarque, com mais esteiras de bagagem, modernização do sistema eletrônico, nova torre de controle, com 63 metros de altura, e ampliação do estacionamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A previsão é a de que as melhorias fiquem prontas até dezembro de 2013.

Segundo informações do superintendente regional do órgão, Cassiano Ferreiro, serão investidos R$ 100 milhões nas obras de modernização do aeroporto da capital baiana. "O Pátio I terá o pavimento de asfalto substituído por um pavimento de concreto, o que irá permitir o estacionamento de aeronaves de grande porte", diz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda conforme Ferreiro, no Pátio III, do Terminal de Cargas, serão construídos mais três pontos de estacionamento. Já no Pátio IV, que comporta a aviação civil, a exemplo dos táxis aéreos, haverá ampliação das vias de acesso.

Porém, o superintendente afirma que a segunda pista do aeroporto não ficará pronta para 2014, mas reconheceu a sua necessidade.
"Essa segunda pista poderia ampliar o fluxo anual de passageiros (embarques, desembarques e conexões) e possibilitaria a implantação de novos fingers, o que significaria um novo passo na logística da Bahia. Não só para passageiros, como para cargas, além de novas rotas e novos voos".

A Tribuna entrou em contato com a assessoria da Infraero do aeroporto de Salvador, mas não obteve respostas em relação à execução das obras.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO