Agricultores recebem para cuidar de nascentes em Extrema
O projeto "Conservador das águas" foi implementado no município do sul de Minas a dez anos e já vem dando resultado para as nascentes locais; "a cidade praticamente não têm visto os efeitos da estiagem e da crise hídrica. O abastecimento é suficiente para o município mesmo nestes períodos de seca”, diz o secretário de Meio Ambiente da cidade, Paulo Henrique Pereira
Minas 247 - Com a crise hídrica preocupando as autoridades de vários estados, ocorre a pergunta de por quê não houve prevenção das reservas nesses locais de seca. Um exemplo é a cidade de Extrema, no sul de Minas, que desde 2005 trabalha com o projeto "Conservador das águas".
A ação consiste em pagar aos agricultores para que preservem as águas e a vegetação em volta de nascentes e rios do município. “O projeto começou justamente para o município se preparar para estes eventos extremos e para se adequar ambientalmente e ter soberania hídrica. Por isso, a cidade praticamente não têm visto os efeitos da estiagem e da crise hídrica. O abastecimento é suficiente para o município mesmo nestes períodos de seca”, explica o secretário de Meio Ambiente de Extrema, Paulo Henrique Pereira.
Reportagem completa em O Tempo
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: