TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Geral

Água no espaço - tem muito gelo no sistema solar

Gelo um material muito comum no nosso sistema solar, desde as luas recobertas de gelo e os anis de Jpiter e Saturno, aos grandes depsitos nas regies polares da Lua, Marte... e inclusive Mercrio

Água no espaço - tem muito gelo no sistema solar (Foto: Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Por Jane Houston Jones

Vídeo: NASA

Sim, gelo formado principalmente de água, mas também de outros materiais, é abundante e pode ser facilmente encontrado em nosso sistema solar. É o tema de um interessante vídeo da NASA, reproduzido abaixo, narrado pela cientista Jane Houston Jones, do Jet Propulsion Laboratory em Pasadena, Califórnia.

Como Jane fala em inglês, traduzimos sua narrativa para os leitores menos afeitos a essa língua:

“Gelo é comum em nosso sistema solar, desde as luas recobertas de gelo e nos anéis ao redor dos distantes Júpiter e Saturno, aos depósitos nos polos da Lua... e inclusive Mercúrio!

Obviamente, o gelo está presente também no nosso mundo.

O único gelo fora da Terra que é bem fácil de se ver é o da calota polar de Marte. Para vê-la basta usar algum aparelho que aumente o tamanho do planeta.

Ambos os polos de Marte possuem gelo de água, mas seu polo sul também está coberto por uma fina camada de dióxido de carbono congelado.

Você poderá ver muitos desses mundos gelados se observar o sistema de Saturno este mês.

Saturno estará em oposição no dia 15 de abril e já é visível mais cedo no entardecer e durante toda a noite. Com um telescópio você poderá observar os anéis de gelo, bem como o satélite Titan e – com um pouco de sorte – o satélite Enceladus.

Titan, lua de Saturno, é famoso por seu metano, que ali existe em estado sólido, líquido e gasoso segundo as diferentes temperaturas e pressões da superfície dessa lua. Mas até Titan possui gelo de água, bem como gelo de hidrocarbonetos, na sua superfície.

Enceladus, a intrigante lua de Saturno, nestes dias está expelindo gelo de água através de chaminés vulcânicas parecidas a gêiseres; trata-se do mesmo gelo que orbita Saturno no Anel E!

Sem esquecermos que os próprios anéis de Saturno são compostos principalmente de gelo de água.

Cometas são feitos de gelo e poeira, água congelada e, às vezes, gelo de outras substâncias tais como metano, amônia, monóxido de carbono, enxofre e sulfato de hidrogênio.

As luas dos planetas exteriores também são ricas em gelo.

Europa, lua de Júpiter, aparece esbranquiçada pela presença de gelo de água, possuindo um oceano líquido sob a calota de gelo.

Ganimedes, a maior lua do nosso sistema solar (maior que o planeta Mercúrio), é feita sobretudo de gelo de água com um núcleo rochoso.

Calisto também é feita de rocha e gelo de água, embora amônia e dióxido de carbono possam estar presentes.

Urano e Netuno são “recheados” de materiais congelados como água, amônia e metano, sob incrível pressão e temperatura. Suas luas são aglomerados de gelo e pedra feitos, sobretudo, de gelo de água, um pouco de amônia e de gelo seco.

Tritão, lua de Netuno, possui inclusive vulcões parecidos a gêiseres que liberam jatos de gás nitrogênio.

Mercúrio é outro planeta fácil de ser observado no céu este mês. E diremos adeus a Júpiter durante alguns meses, mas não antes de uma linda lua crescente que aparecerá no dia 22 de abril.

Você poderá ler mais a respeito do gelo no Sistema Solar no site da NASA.

Clique aqui e veja um vídeo sobre o tema.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: