TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Geral

Alagoas terá recursos para atenção básica

O Ministério da Saúde credenciou quatro municípios de alagoanos a receberem incentivos para ampliar as ações e os serviços de atenção básica; Japaratinga, no Litoral Norte, além de Canapi, Mata Grande e Água Branca, no Sertão; esses municípios terão um suporte financeiropara os Núcleos de Apoio à Saúde da Família

O Ministério da Saúde credenciou quatro municípios de alagoanos a receberem incentivos para ampliar as ações e os serviços de atenção básica; Japaratinga, no Litoral Norte, além de Canapi, Mata Grande e Água Branca, no Sertão; esses municípios terão um suporte financeiropara os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Foto: Voney Malta)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Alagoas247 - Uma portaria do Ministério da Saúde, publicada na edição desta quinta-feira (12), do Diário Oficial da União, credencia quatro municípios de Alagoas a receberem incentivos para ampliar as ações e os serviços de atenção básica. Conforme a publicação, ficam contempladas as cidades de Japaratinga, no Litoral Norte, além de Canapi, Mata Grande e Água Branca, no Sertão do Estado.

Na prática, o órgão ministerial está habilitando esses municípios a ter um suporte financeiro definido por meio de critérios estabelecidos, para ser destinado aos chamados Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Os incentivos são repassados do Fundo Nacional de Saúde para Fundo Municipal de Saúde, de acordo com a modalidade. 

Há três categorias de núcleos criadas pelo Ministério da Saúde. Somente Japaratinga está enquadrada na modalidade Nasf 3. Os demais estão no Nasf 1. Isso significa que Canapi, Mata Grande e Água Branca terão um repasse financeiro maior que a cidade litorânea. Os valores seguem uma regra geral. 

Alagoas está inserido no credenciamento das Comissões Intergestores Bipartites Estaduais. Além do estado, fazem parte do grupo Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família têm como finalidade ampliar a abrangência e o escopo das ações de atenção básica, bem como a resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia Saúde da Família (ESF) na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica. O Nasf são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento e devem atuar em parceria com os profissionais das ESFs, compartilhando as práticas em saúde.

Com gazetaweb.com

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: