Albano "está convencido" do apoio de João a Jackson
Informação é do site Política Real, que entrevistou o ex-governador de Sergipe Albano Franco (PSDB), nesta semana, em Brasília; segundo o site, Albano acredita que o prefeito João Alves Filho deverá apoiar o projeto de reeleição do governador Jackson Barreto (PMDB); o ex-governador também acredita que o DEM pleiteará a vaga de senador
Sergipe 247 - O ex-governador de Sergipe Albano Franco (PSDB) acredita que o prefeito João Alves Filho deverá apoiar o projeto de reeleição do governador Jackson Barreto (PMDB). Albano, que esteve em Brasília, nesta semana, para reunião de rotina da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade que já presidiu, e, também, para participar do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria ao Congresso Nacional, disse estar convencido de que João evitará um novo confronto pelo governo e deverá apoiar Jackson Barreto. A informação é do site Política Real (leia matéria na íntegra aqui).
Pela avaliação do tucano, o DEM deverá pleitear, na chapa de JB, a vaga ao Senado, o que contrariaria o desejo do PT de indicar o deputado federal Rogério Carvalho à mesma vaga. No entanto, em Sergipe, especula-se que o governador estaria trabalhando com a formação de uma chapa com o DEM indicando o deputado federal Mendonça Prado para a candidatura de vice-governador.
Ainda assim, paira no ar um suspense sobre a permanência ou não de João no cargo de prefeito. Ele tem até o dia 5 de abril para se definir. Na edição desta quinta-feira (27) da coluna Plenário, o jornalista Diógenes Brayner, trata da definição do apoio de João a um dos candidatos a governador:
VEM POR AÍ MUITO BARULHO
Engana-se quem imagina que se João Alves Filho (DEM) ficar na Prefeitura de Aracaju tranquiliza todos os líderes desse cenário criado em torno dessa decisão. O que provoca a tensão é mais permanência do que a saída. A desincompatibilização define bem o quadro: João estaria anunciando sua pré-candidatura e isso passaria a ser outros quinhentos. Ao ficar, cria-se expectativa sobre quem ele vai apoiar.
João jamais foi movido a pressão e demonstra tranquilidade em relação a esse sai não sai que mexe com nervos de segmentos do Governo e da oposição. Como só ele sabe o que vai decidir, todas as especulações a respeito lhe passam indiferentes. Hoje qualquer um aposta que o prefeito manterá o mandato e tende a apoiar a reeleição do governador Jackson Barreto (PMDB).
Como o cenário não mudará tão rapidamente, a dúvida quanto ao apoio do prefeito deve durar pelo menos até final de maio. O grupo liderado por Edvan Amorim e a aliança que têm o comando de Jackson Barreto acham que com João Alves Filho a eleição são “favas contadas” e a partir do dia 05 de abril vão fortalecer o assédio político, para conquistar o prefeito definitivamente.
O bloco que acompanha o prefeito João Alves Filho espera uma decisão mais urgente, para que possa anunciar suas pré-candidaturas ao legislativo – estadual e federal – antes que não reste uma única liderança política à disposição. Há uma certa impaciência no pessoal, que ainda não antecipou conversas, à espera de uma orientação segura do líder.
Mas, do lado de fora de todo esse movimento, alguns partidos políticos consideram que ainda se terá muita turbulência nesse vôo sob céu de brigadeiro. Especulam que o povo não vai aceitar um entendimento entre Jackson e João. Isso é uma bobagem, porque essa visão pode ser de alguns eleitores que participam diretamente da formação de chapas e levantam a hipótese de que essa dupla provocaria rejeição.
É conhecido o lema de que “na política ninguém pode ser inimigo a ponto de não reconciliar, nem aliado que jamais possa se tornar adversário”. As divergências políticas crônicas aconteciam na época de PSD e UDN, onde filiados dos dois partidos não passavam na mesma calçada. Nos chamados Governos de coalizão, brigas do passado não servem como tempero para afundar uma aliança.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: