CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Alckmin corta leite para 37 mil crianças carentes

Mudança no critério de distribuição do projeto Viva Leite, que distribui 15 litros de leite por mês a famílias mais carentes no estado, excluiu 37 mil crianças de seis anos de idade; corte foi anunciado pela gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) às prefeituras pela Secretaria de Desenvolvimento Social; segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, consumo de leite na faixa etária dos seis anos é tão importante quanto nas outras; governo paulista diz que o corte do leite é uma medida "legal"

Mudança no critério de distribuição do projeto Viva Leite, que distribui 15 litros de leite por mês a famílias mais carentes no estado, excluiu 37 mil crianças de seis anos de idade; corte foi anunciado pela gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) às prefeituras pela Secretaria de Desenvolvimento Social; segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, consumo de leite na faixa etária dos seis anos é tão importante quanto nas outras; governo paulista diz que o corte do leite é uma medida "legal" (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

SP 247 - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), mudou o critério de distribuição do projeto Viva Leite, que atende à população mais carente do Estado.

Antes, o programa que garante 15 litros de leite ao mês aos beneficiados atendia crianças de seis meses a seis anos e 11 meses de idade. Mas desde o dia 1º passou a atender apenas as de um ano a cinco anos e 11 meses.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O corte foi anunciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social às prefeituras, responsáveis pela distribuição. De um total de 353 mil crianças beneficiadas no programa, 37 mil foram excluídas.

A secretaria sofreu um congelamento de 10% da verba neste ano, mas a secretaria estadual nega que o corte de leite tenha relação com a falta de dinheiro. De acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), o consumo de leite na faixa etária dos seis anos é tão importante quanto nas outras. "[Possivelmente] o governo precisou fazer o corte e optou pela maior faixa etária", afirma o pediatra Tadeu Fernandes, presidente do departamento de pediatria ambulatorial da entidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Mas essas crianças são carentes, a desnutrição está presente, e o leite é uma fonte de vitaminas e, principalmente, de cálcio e proteínas. Ele ajuda no crescimento, na formação óssea e no desenvolvimento cognitivo."

De acordo com o médico, a criança com mais de cinco anos precisa tomar dois copos (de 200 ml cada um) por dia de leite. Para crianças menores de cinco, o ideal são três copos. Já as pequenas, abaixo de dois anos, precisam ingerir quatro copos de leite diariamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outro lado

O secretário de Desenvolvimento Social do governo Geraldo Alckmin (PSDB), Floriano Pesaro, afirmou que a decisão de reduzir a faixa etária dos beneficiários do projeto Viva Leite foi "técnica".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pesaro disse que ela se fundamenta no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), pelo qual as crianças de seis anos matriculadas já recebem alimentação suplementar nas escolas. O secretário afirmou ainda que o corte do leite para bebês de até um ano visa incentivar o aleitamento materno.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO