Alckmin e Marconi são os governadores mais influentes nas redes

Governadores Geraldo Alckmin e Marconi Perillo, ambos do PSDB, são os mais influentes nas redes sociais (Facebook e Twitter); é o que mostra pesquisa realizada pela Eureka Comunicação, especializada em mídias digitais, durante o período de 1º de março a 1º de junho; Marconi e Alckmin estão muito ativos nas redes sociais e aumentaram a produção de vídeos, onde mostram os principais compromissos da agenda e também comentam temas de relevância nacional

O Governador do Estado de São Paulo Dr. Geraldo Alckmin, participou do "Papo
O Governador do Estado de São Paulo Dr. Geraldo Alckmin, participou do "Papo (Foto: José Barbacena)

Goiás 247 - Os governadores Geraldo Alckmin e Marconi Perillo, ambos do PSDB, são os mais influentes nas redes sociais (Facebook e Twitter). É o que mostra pesquisa realizada pela Eureka Comunicação, especializada em mídias digitais, durante o período de 1º de março a 1º de junho. Marconi e Alckmin estão muito ativos nas redes sociais e aumentaram a produção de vídeos, onde mostram os principais compromissos da agenda e também comentam temas de relevância nacional.

Em abril deste ano, os dois governadores tucanos realizaram um bate-papo ao vivo pelo Facebook, direto do Palácio dos Bandeirantes. Os dois falaram de assuntos nacionais e o bate-papo repercutiu na imprensa nacional. Na terceira colocação está o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), seguido por Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, e Rui Costa (PT), da Bahia.

O quesito Influência leva em conta três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), Alcance (interações divididas pelos número seguidores e fãs durante o período analisado) e Engajamento (interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado).

Este trabalho objetiva, portanto, apresentar uma visão panorâmica do ranqueamento da influência dos perfis oficiais de governadores de todos os Estados brasileiros, aferida nas plataformas Twitter e Facebook.

O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento, e o número de seguidores do Twitter e Facebook de perfis oficiais de governadores de todos os Estados brasileiros. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo.

Nos casos de governadores que não mantêm conta no Twitter ou que não tiveram atualizações durante o período analisado, foram consideradas apenas as notas auditadas no Facebook.

Nos casos de notas iguais no item (Influência), os critérios de desempate foram os seguintes: 1 — Maior nota no item Alcance; 2 — Maior nota no item Interações; 3 — Maior nota no item Engajamento. O resultado (Influência) é a soma dos três itens. As ferramentas utilizadas para a gestão de dados foram o Scup, o Tweet Rank e o Socialbakers Analytics.

Veja o ranking:

Geraldo Alckmin
Interações = 8
Alcance = 7
Engajamento = 9
Influência = 24


Marconi Perillo
Interações = 8
Alcance = 6
Engajamento = 8
Influência = 22


Renan Filho
Interações = 7
Alcance = 6
Engajamento = 7
Influência = 20


Paulo Câmara
Interações = 7
Alcance = 6
Engajamento = 6
Influência = 19


Rui Costa
Interações = 7
Alcance = 5
Engajamento = 6
Influência = 18

 

Camilo Santana
Interações = 7
Alcance = 5
Engajamento = 6
Influência = 18


Ricardo Coutinho
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 7
Influência = 18

 

Raimundo Colombo
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 6
Influência = 17

 

Rodrigo Rollemberg
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 5
Influência = 16


Reinaldo Azambuja
Interações = 6
Alcance = 4
Engajamento = 5
Influência = 15

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247