Almoço hoje entre Dilma e Lula tem cardápio eleitoral
Presidente definirá com o ex sua presença em algumas das principais campanhas do PT: São Paulo, com Fernando Haddad, Belo Horizonte, onde disputa Patrus Ananias, Recife, que tem Humberto Costa na corrida, e Porto Alegre, onde há pouca chance com Adão Villaverde; fora as demais; Dilma entra de cabeça na disputa municipal
247– A presidente Dilma Rousseff está em São Paulo nesta quarta-feira 5 para um almoço com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na pauta: eleições municipais de todo o País, a serem discutidas na sede da Presidência da República na cidade. O principal assunto certamente será a participação da presidente nas campanhas do PT nas principais capitais. Dilma já havia informado o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, de que definiria suas participações na primeira semana de setembro.
Entre os maiores interesses do partido estão a maior prefeitura brasileira, a da capital paulista, onde Fernando Haddad tem mostrado desempenho cada vez melhor e, caso supere Celso Russomano (PRB) e saia vitorioso, terá derrotado o algoz José Serra (PSDB), conquistando um trunfo para os petistas. Haddad recebeu recentemente o apoio da senadora e ex-prefeita Marta Suplicy e deve ganhar também uma mensagem de Dilma, que pretende fazer gravação pró-Haddad depois do almoço com Lula.
Em Belo Horizonte, a imagem da presidente ao lado de Patrus Ananias é mais do que necessária, já que o candidato do PT vai mal nas pesquisas ante o desempenho do prefeito Márcio Lacerda (PSB). O lançamento da candidatura petista em BH provocou desavença com o até então aliado PSB do presidenciável Eduardo Campos, governador de Pernambuco. Na capital recifense, o senador Humberto Costa, lançado de última hora pelo partido após um conflito interno resultante das prévias na capital, já foi ultrapassado nas intenções de voto pelo postulante do também PSB, ex-secretário do Estado de Planejamento e Gestão, Geraldo Júlio.
Já Porto Alegre é a capital onde o PT tem menos chance. Segundo a última pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus, um segundo turno está praticamente desenhado. O ex-petista candidato à reeleição, prefeito José Fortunati (PDT), tem a liderança dos votos (39,3%), à frente da candidata do PCdoB, Manuela D´Ávila, em segundo lugar com 34,1%. O candidato do PT, Adão Villaverde, aparece em terceiro com apenas 7,7%.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: