CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Alto Paraíso avança como referência sustentável

Com o objetivo de transformar Alto Paraíso de Goiás em referência mundial no modelo de economia sustentável e inovação, o governador Marconi Perillo lançou nesta segunda-feira o Programa 17 ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável; o projeto tem a parceria do líder espiritual e humanitário Sri Prem Baba; "É uma honra ser anfitrião de acordos de cooperação. Hoje, estamos tendo a oportunidade de transformar essa palavra "cooperação" em ações concretas", disse o líder

Imagem Thumbnail
Com o objetivo de transformar Alto Paraíso de Goiás em referência mundial no modelo de economia sustentável e inovação, o governador Marconi Perillo lançou nesta segunda-feira o Programa 17 ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável; o projeto tem a parceria do líder espiritual e humanitário Sri Prem Baba; "É uma honra ser anfitrião de acordos de cooperação. Hoje, estamos tendo a oportunidade de transformar essa palavra "cooperação" em ações concretas", disse o líder (Foto: José Barbacena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Goiás 247 - Com o objetivo de transformar Alto Paraíso de Goiás em referência mundial no modelo de economia sustentável e inovação, o governador Marconi Perillo lançou, na manhã desta segunda-feira, com o secretário Vilmar Rocha, da Secima, o Programa 17 ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. A solenidade de lançamento ocorreu no Novo Portal da Chapada dos Veadeiros, na GO-239, estrada de São Jorge.

O projeto é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), com parceria da prefeitura de Alto Paraíso e apoio da Associação Awaken Love, além da OVG, Procon, Agehab e Saneago.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em discurso no lançamento, o governador ressaltou seu empenho para que o projeto fosse iniciado pela região da Chapada dos Veadeiros. "Eu me encantei muito com essa ideia toda desde a primeira visita ao querido Prem Baba. Eu trouxe alguns secretários daquela vez, dessa vez vieram outros. E daquela conversa surgiu o desejo, a necessidade de começarmos o programa por aqui em Alto Paraíso, com o prefeito Alan. Agora, eu sou muito acelerado, e o que eu quero é começar a ver isso acontecer logo", cobrou Marconi.

Ele salientou ainda o comprometimento dos realizadores e parceiros com os estudos e a implantação do programa. "Em nenhum lugar do mundo nós vamos encontrar um clima tão propício ao desenvolvimento de um projeto tão nobre, como este. Porque não são apenas as autoridades, é toda essa energia catalizada por tantas pessoas de boa vontade. Em lugar nenhum no mundo vamos encontrar tantos dons e talentos reunidos em favor de uma causa só. Tanta sinergia e convergência como a que nós estamos tendo aqui hoje", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, garantiu que a SSP dará todo o suporte necessário para implantação do programa em Alto Paraíso: "Vamos juntar esforços para já, de pronto, encaminhar a implantação das estruturas necessárias para área de Segurança Pública. Vamos garantir todo o suporte para o encaminhamento de ações que possam viabilizar, no âmbito da Segurança Pública, o alcance desse ideal. De Alto Paraíso para o mundo nós haveremos de chegar com a mensagem de um amanhã melhor”.

O secretário Vilmar Rocha aproveitou a solenidade para anunciar e assinar, com o governador Marconi Perillo, uma portaria para implantação do Plano de Manejo da APA do Pouso Alto. Em discurso descontraído, o secretário destacou os esforços do Governo Estadual na viabilização do programa. "Prem Baba, como diz uma expressão da juventude, nós do Governo de Goiás estamos em peso aqui hoje, porque estamos todos na "vibe" que o senhor lidera. É uma prova de que nós do Governo de Goiás, somos sensíveis ao programa de pensar localmente, mas agir globalmente. Estamos aqui hoje para trazer ações concretas mirando os ODS, as metas do milênio", ressaltou Vilmar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O líder espiritual e humanitário Sri Prem Baba comemorou a parceria do Governo Estadual no desenvolvimento do programa. "É uma honra ser anfitrião de acordos de cooperação. Hoje, estamos tendo a oportunidade de transformar essa palavra "cooperação" em ações concretas. Todos estamos cientes da crise planetária que vivemos, crise em diversos segmentos e setores, e crises que vêm pedindo de nós cooperação. Tenho dito que, somente quando pudermos nos unir em prol do bem comum, poderemos encontrar soluções para as diversas crises que enfrentamos. E aqui hoje estamos criando essa nova consciência. Estamos unindo poder público estadual, poder público municipal, sociedade civil, iniciativa privada e comunidade para abrir caminhos para uma vida sustentável com mais respeito e dignidade e para tentar encontrar soluções para as crises que vivemos. Estamos inaugurando um novo momento. Vamos unir forças para que Alto Paraíso seja referência mundial", destacou.

Antes do lançamento, o governador Marconi Perillo foi recepcionado pelo líder espiritual humanitário Sri Prem Baba, que o recebeu para um café da manhã em seu Ashram. Acompanharam também a solenidade oficial o deputado distrital Augusto Carvalho, o deputado estadual Francisco Júnior, o prefeito de Alto Paraíso, Alan Barbosa, a secretária Lêda Borges (Cidadã), o presidente da Agehab, Luis Stival, a superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Jacqueline Vieira, e o representante da Itaipu Binacional Nelton Fridrishi.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Programa

O programa que será implantado na cidade reúne uma série de ações concretas e que tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Também conhecidos como as Metas do Milênio, os 17 ODS estipulam objetivos como acabar com a pobreza, acabar com a fome, assegurar uma vida sustentável, alcançar igualdade de gênero e ainda assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jacqueline Vieira apresentou as metas de cada secretaria estadual em ações concretas do Governo de Goiás que serão implantadas em Alto Paraíso nos próximos anos. A Secretaria Cidadã, por exemplo, ficará responsável por questões como igualdade de gênero, emprego e erradicação da fome e da pobreza. A Secretaria da Saúde apresentará ações para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. E assim se dará com todas as outras pastas. Já a Secretaria do Desenvolvimento (SED) cuidará de questões sobre trabalho, indústria e produção e consumo sustentáveis.

Coordenadora do programa, a Secima tem sob sua responsabilidade objetivos que estipulam metas ligadas a recursos hídricos, saneamento, energias renováveis, infraestrutura, habitação, cidades sustentáveis, ações climáticas e proteção à vida terrestre e aquática. Além disso, ela também fica responsável por fazer a interlocução entre as secretarias e outras instituições, entidades e empresas que poderão colaborar com o programa, atendendo assim o objetivo que trata de fortalecer os meios de implementação, além de buscar revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO