Amazon "vende" livro de graça por engano
Revoltado, autor de Blood Soaked and Contagious pede pagamento de direitos autorais dos mais de seis mil livros baixados gratuitamente
Lucas Reginato_247 - O escritor James Crawford ficou indignado ao saber que o livro mais recente dele estava sendo baixado de graça pelo site da Amazon, maior gigante de comércio eletrônico do mundo. Por causa de um problema no sistema de vendas da Amazon, seis mil cópias de Blood Soaked and Contagious foram literalmente (!) dadas para o público.
O incidente aconteceu porque a editora digital da marca – a Kindle Publishing Direct – reduz automaticamente os preços de seus produtos ao identificar em outras lojas de e-commerce valores mais baixos. Sem saber disso, Crawford disponibilizou de graça na Nook Store, outra loja de e-books, três capítulos de sua obra. O sistema da Amazon “leu” a gratuidade de parte do livro e, por isso, baixou a zero o valor do romance na íntegra.
Durante duas semanas, Crawford tentou entrar em contato com a empresa, que continuava comercializando, ou melhor, distribuindo o livro. Após corrigir a falha, a Amazon se recusou a pagar os direitos autorais ao escritor. Segundo Crawford, a loja virtual deve a ele cerca de dez mil dólares por causa dos livros distribuídos. A Amazon se limitou a afirmar que vai rever o sistema para que erros como esse não aconteçam novamente.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: