Apagão que atingiu o Nordeste será investigado
Na tarde do último sábado (22), municípios da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe ficaram sem energia elétrica por cerca de 30 minutos; causas da falha estão sendo investigadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico
PE247 – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já está investigando as causas do apagão que atingiu parte de seis estados do Nordeste na tarde do último sábado (22). Durante 30 minutos, municípios da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Sergipe, afetando mais de cinco milhões de pessoas. Em Pernambuco, cerca de 1,4 milhão de residências ficaram sem luz, incluindo alguns bairros do Recife.
De acordo o NOS, as investigações preliminares indicam que o motivo para a pena foi um problema em um transformador, na interligação Sudeste-Nordeste e Norte-Nordeste. Na tarde do sábado, havia sido detectada uma explosão de um equipamento na subestação da Companhia Energética do Maranhão, na cidade de Imperatriz. Neste caso, diversas cidades maranhenses e do Ceará apresentaram queda de energia elétrica.
Em casos como estes, um mecanismo de segurança corta a carga de energia de forma seletiva com a detecção do problema para evitar que a descarga danifique aparelhos. Apenas serviços essenciais, como hospitais e escolas, não deixam de ser abastecidos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: