Apenas 10,3% dos brasileiros usarão 13º em compras
Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que apenas 10,3% dos brasileiros pretendem usar a segunda parcela do 13º salário para comprar presentes neste fim de ano; é a menor intenção desde 2009, quando o levantamento começou a ser feito. No ano passado, essa 14,6% afirmara ter intenção de usar a segunda parcela do benefício em presentes de fim de ano
ACSP - Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que 10,3% dos brasileiros pretendem usar a segunda parcela do 13º salário para comprar presentes neste fim de ano. É a menor intenção desde 2009, quando o levantamento começou a ser feito. No ano passado, essa parcela de consumidores foi de 14,6%. Em 2014 foi de 21,4%. E, em 2013, chegou-se ao melhor resultado já apontado: 30,4% dos entrevistados disseram que destinariam o dinheiro extra para presentes.
O resultado é desfavorável para o varejo, mas os indecisos podem ajudar a melhorar o quadro - eles são 17,9%, o que representa aumento em relação ao ano passado (14,6%). "Isso é uma oportunidade para as vendas. As lojas precisam investir nas promoções e na criatividade para atrair esse consumidor que não sabe o que vai fazer com o dinheiro", diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Pagar e poupar
A pesquisa foi feita pelo Instituto Ipsos entre os dias 1º e 13 de novembro em todas as regiões brasileiras. Ela registra, ainda, que 35,9% dos brasileiros usarão a segunda parcela do 13º salário para pagar dívidas, contra 33,3% no ano passado. Já 30,8% pretendem guardar o dinheiro (27,1% em 2015).
"Essas parcelas consideráveis que vão quitar débitos e poupar são sintoma da baixa confiança do consumidor e justificam as projeções negativas para as vendas de fim de ano", afirma Burti.
Os que usarão o benefício para viajar somam 5,1% (6,3% no ano passado). Por fim, os entrevistados que pretendem reformar a casa e comprar roupas e alimentos para as festas de fim de ano somaram 2,6%, em ambos os casos.
Em outubro, a Associação ouviu os brasileiros acerca da primeira parcela do 13º salário e 22,5% afirmaram não saber como usariam a primeira parcela do benefício.
Metodologia
A pesquisa foi feita a partir de entrevistas pessoais e domiciliares em todas as regiões brasileiras, com base em amostra probabilística e representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014). A margem de erro é de aproximadamente três pontos percentuais
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: